Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Prefeito entrega novos equipamentos para as unidades de Saúde Prefeito entrega novos equipamentos para as unidades de Saúde

Prefeito entrega novos equipamentos para as unidades de Saúde

Wednesday, 26 de June de 2019

Mais de 400 equipamentos médicos, aparelhos eletrônicos, móveis e utensílios, dentre 60 itens distintos, foram entregues pelo prefeito Marcelo Belinati, nesta terça-feira (25), às unidades de saúde do Município. Com investimento superior a meio milhão de reais, os valores utilizados para aquisição dos equipamentos são oriundos de recursos próprios do Município. A solenidade contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, e os materiais serão encaminhados nos próximos dias para a Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, Prontos Atendimentos (UPAs e PAI), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), diretorias, setores administrativos e outros.

Para o prefeito, Londrina está vivenciando um incrível momento, com obras importantes sendo feitas em todas as regiões. Ele citou a construção de nove escolas e centros de Educação Infantil municipais, o programa de recape asfáltico executado em 200 quilômetros de vias, duplicações e construção de viaduto, o melhor índice dentre os municípios brasileiros na Escala de Transparência da Corregedoria-Geral da União (CGU), e o posto de Prefeitura com maior equilíbrio no orçamento, de acordo com o Tribunal de Contas do Paraná. “Temos também as ações voltadas ao social, como a regularização fundiária, e a Casa Dia para os idosos. Voltamos a receber grandes empresas e indústrias, que já se instalaram ou estão se instalando na cidade. Graças a muito trabalho, e empenho dos nossos servidores, Londrina está voltando a ser uma cidade maravilhosa, na saúde e demais áreas. E tenham a convicção de que ainda vamos melhorar muito, e fazer muito mais”, destacou.Segundo Marcelo, a aquisição e repasse dos materiais e equipamentos integra o programa de Reestruturação da Saúde Pública em Londrina, promovido pela Prefeitura, e que acumula investimentos superiores a sete milhões de reais. “É um grande programa, que vai desde o Castramóvel, reforma das UBSs, reconstrução do PAI, ampliação da Maternidade Municipal, reforma da sede e aquisição de novas ambulâncias para o SAMU, aumento no quadro de médicos plantonistas e muito mais”, detalhou.

Prefeito entrega novos equipamentos para as unidades de Saúde

A entrega simbólica dos equipamentos ocorreu na Diretoria de Logística e Manutenção em Saúde (DLMS), localizada na Rua Amapá, 700. Dentre os itens adquiridos, estão 31 aparelhos de ar condicionado, 25 armários em aço e outros seis arquivos com gavetas, quatro aspiradores de secreções, 165 aquecedores portáteis, 27 bebedouros e três câmaras de vacina.

O lote inclui ainda 13 fornos micro-ondas, duas incubadoras para transporte neonatal, 16 máquinas de lavar roupa, 56 lixeiras para coleta seletiva, 40 escrivaninhas e três mesas de reunião, 16 poltronas hospitalares, 28 projetores portáteis, 176 aparelhos telefônicos, 254 ventiladores, 32 jogos laringoscópios, 144 colchões hospitalares e 24 televisores, entre outros itens.

Durante a entrega simbólica, o secretário municipal de Saúde lembrou que, na última semana, mais de mil computadores e notebooks foram apresentados, e também estão sendo entregues nas unidades da Saúde. “Temos aqui vários itens, alguns até básicos, mas que muitas das nossas unidades não tiveram reposição há mais de vinte anos. São locais que atendem em torno de dez mil pessoas por dia, e dependem desses aportes que o Município tem feito, para aquisição de novos equipamentos, para aprimorar a qualidade do serviço oferecido à população”, relatou.

Machado afirmou que a ampliação no quadro de médicos plantonistas, que chega a sete profissionais em determinados horários nos Pronto Atendimentos, somada às demais ações do Programa de Reestruturação da Saúde, têm gerado um impacto positivo nos serviços de saúde pública em Londrina. “Temos tido tantas boas notícias, por isso com muita alegria divulgamos tudo que tem acontecido. E quem conduz esse processo são nossos servidores que, guiados pela administração do prefeito Marcelo, mantêm Londrina na contramão dos demais municípios, com as contas em dia e investindo no bem-estar da população. Só na Saúde, são reservados quase 30% do orçamento municipal, e o resultado é tudo isso que tem acontecido na nossa cidade”, declarou.

Os investimentos para aquisição dos móveis, eletroeletrônicos, equipamentos médico-hospitalares, e aparelhos de ar condicionado totalizam a quantia de R$ 548.371,17. Na solenidade para apresentação e entrega dos itens, a diretora de Atenção Primária em Saúde, Valéria Cristina Almeida Azevedo Barbosa, agradeceu ao prefeito e ao secretário municipal pelas aquisições, em nome das demais diretorias e servidores da Saúde. “É uma alegria muito grande receber esses equipamentos, um momento histórico para nossa cidade. Há muito tempo isso não ocorria, faremos o possível para organizar as entregas o mais rápido possível. Obrigada prefeito e secretário de Saúde por todo o empenho para que a Saúde continue avançando, e tenham a certeza de que esses equipamentos vão contribuir, e muito, para melhorar a estrutura oferecida aos nossos usuários”, frisou.

Na solenidade desta terça-feira (25), também compareceram o vereador João Martins, o secretário municipal do Ambiente, José Roberto Behrend, o chefe de gabinete da Prefeitura, Tadeu Felismino, demais diretores, gestores e servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

Ações – Por meio do programa de Reestruturação da Saúde Pública em Londrina, promovida pela Prefeitura, oito unidades de saúde estão em processo de reforma, e oito já foram entregues completamente renovadas (Pind, Panissa, Patrimônio Selva, Jardim do Sol, Alvorada, Carnascialli, CSU Vila Portuguesa, Vila Casoni).

Além da reforma estrutural, todas as UBSs reformadas já receberam novo mobiliário e equipamentos, como computadores e cadeiras de odontologia. Em breve, deve ser finalizada a licitação para que mais 20 UBSs de Londrina passem por melhorias.

Fonte: Prefeitura de Londrina