Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Prática de exercícios no verão requer cuidados; veja dicas Prática de exercícios no verão requer cuidados; veja dicas Prática de exercícios no verão requer cuidados; veja dicas

Prática de exercícios no verão requer cuidados; veja dicas

Tuesday, 05 de February de 2019
Categoria:

Alimentação adequada e hidratação frequente são algumas das principais dicas

A exposição ao sol estimula a produção de hormônios relacionados com o bem-estar e com o aumento de energia. É por este motivo que no verão muitas pessoas ficam estimuladas a praticar mais exercícios físicos. Academias, parques, pistas de corrida e ciclovias são alguns dos locais escolhidos para a realização das atividades. Apesar disso, o calor excessivo pode causar o efeito oposto e até provocar alguns problemas de saúde. Portanto, é necessário tomar alguns cuidados.

Prática de exercícios no verão requer cuidados; veja dicas

Foto: Divulgação

Independentemente da atividade ser realizada ao ar livre ou em academias, você perde muito líquido por meio da transpiração. É por este motivo que uma das principais dicas para a realização de atividades físicas – sobretudo no verão – é a hidratação do corpo. Nunca pule essa etapa se você não quiser perder nutrientes e ter problemas futuros como dores de cabeça, náuseas, sonolência e até problemas mais sérios, como câncer de bexiga. A melhor forma de se hidratar é beber água antes e depois do exercício, além de ter uma alimentação adequada para esse fim e consumir produtos como isotônicos e água de coco.

Vegetais, carnes magras e frutas são boas pedidas para os dias mais quentes, porque são alimentos leves e com maior quantidade de água e nutrientes. Como é de praxe em qualquer dieta alimentar saudável, evite doces e gorduras ruins. Durante o café da manhã, também evite consumir alimentos pesados para não ter indigestão ao longo do dia.

Para ter uma sensação mais agradável, não esqueça de usar bonés e óculos escuros quando os exercícios forem realizados ao ar livre. Também é muito importante utilizar protetor solar para não ficar exposto aos raios ultravioleta. Roupas leves e adequadas para cada exercício são fundamentais para os dias mais quentes. O horário no qual os exercícios serão realizados também fazem toda a diferença. Evite o período do dia entre as 10-16h, quando o sol é mais intenso; prefira fazer as atividades no começo da manhã ou no final da tarde e início da noite.

Não existe período perfeito do dia para começar os treinos. O horário ideal depende do organismo de cada um, embora já existam estudos que relacionem benefícios à prática de exercícios físicos tanto durante a manhã como no final do dia. Os atletas de alto rendimento costumam distribuir os exercícios durante todo o dia, para não ter nenhuma perda de rendimento. A chave é se hidratar, se alimentar bem e se precaver da exposição excessiva aos raios solares.

Para obter todos os nutrientes necessários, alguns praticantes de atividades físicas fazem uso de suplementos alimentares, como o whey protein isolado. Antes de fazer essa escolha, no entanto, consulte um nutricionista para orientá-lo sobre as doses e os suplementos adequados para seu biotipo e estilo de vida.