Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Pós-graduação a distância pode ser a solução ideal para você

Pós-graduação a distância pode ser a solução ideal para você

quarta, 27 de setembro de 2017
Categoria

Cursos oferecem muitas vantagens, como economia de tempo e recursos

A pós-graduação é uma etapa importante na formação de um profissional. Afinal, com ela é feito um aprofundamento nos estudos na área de interesse desse indivíduo, e esse conhecimento pode ser um grande diferencial no mercado de trabalho.

Entretanto, muitos profissionais encontram dificuldade em ajustar sua rotina e disponibilidade de tempo para se dedicar aos estudos. Afinal, depois de se formar, começam a atuar no mercado de trabalho e muitas vezes quase não há tempo livre durante a semana. Com trabalhos, cursos e outras obrigações, como encontrar tempo para voltar a estudar?

Por esse motivo, muitas instituições de ensino apostam em cursos na modalidade de EaD (Ensino a Distância), que oferecem muitas vantagens para os alunos, como economia de tempo e outros recursos, tornando a educação cada vez mais acessível.

Mais flexibilidade e praticidade nos estudos

Organizar uma rotina para estudar diariamente exige disciplina e foco dos estudantes, mas em um curso de graduação ou pós-graduação online a flexibilidade de tempo para assistir às aulas e ler os materiais indicados é maior, facilitando a rotina dos alunos.

Além disso, é possível acessar os conteúdos sempre que o estudante achar necessário, assim como entrar em contato com os professores pelos chats para fazer perguntas e esclarecer dúvidas relacionadas às matérias. Dessa forma, independentemente do curso, o aluno poderá contar com uma ótima estrutura para aprender e expandir seus conhecimentos com o auxílio de professores especializados.

 

Close Up of woman hands using mobile phone and laptop computer business with blank copy space screen for your business advertising text message or content business in the morning light.

O estudante também acaba economizando dinheiro, já que os cursos virtuais costumam ter mensalidades e taxas de matrícula mais em conta do que os presenciais, e os gastos com transporte também são evitados.

Outra vantagem do EaD é a praticidade, já que é possível conferir vídeos e materiais de leitura a qualquer hora e em qualquer lugar, utilizando um computador, notebook, tablet ou celular. O aluno pode estudar em casa, no trabalho e até enquanto viaja. As aulas e todo o aprendizado acompanham o estudante aonde quer que ele vá.

Quanto ao diploma, basta escolher uma instituição que respeite as normas do MEC quanto aos cursos de pós-graduação em EaD, pois ele terá o mesmo valor de um curso presencial.

EaD no Brasil

Embora o país venha enfrentando diversas crises relacionadas à educação, o número de estudantes brasileiros matriculados no ensino superior está aumentando, e as facilidades oferecidas pelos cursos a distância contribuem para esse avanço – além de ter como complemento diversos programas e projetos que visam acolher cada vez mais estudantes nas faculdades.

Um exemplo é a Estácio, que, com o programa Educa Mais Brasil, visa incentivar a inclusão educacional selecionando candidatos que nunca estiveram matriculados na instituição, tanto para cursos de graduação quanto de pós-graduação. A faculdade oferece diversos cursos em EaD.

Segundo dados da pesquisa do Censo EaD Brasil de 2015, levantados pela Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), mais de 1 milhão de brasileiros já usufrui das vantagens do ensino a distância, sendo que uma parte considerável possui idade entre 30 e 40 anos.

Esses números revelam que os profissionais sênior estão recorrendo cada vez mais aos cursos de graduação e pós-graduação a distância, o que torna o EaD um caminho para a formação de profissionais cada vez mais qualificados.

Fonte: Divulgação