Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Portal mais emprego será implantado em Londrina Portal mais emprego será implantado em Londrina

Portal mais emprego será implantado em Londrina

Friday, 12 de August de 2011

No próximo dia 22 de agosto, o Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) começa a funcionar nas agências do Sistema Nacional do Emprego (SINE) em Londrina. Devido à implantação deste novo sistema, o Sine informa que o serviço da agência terá paralisação entre os dias 15 a 19 deste mês, para o treinamento de capacitação dos atendentes da agência de emprego. Os trabalhos retornam na segunda-feira (22).

O novo sistema traz uma base unificada de dados, que integra as informações de todo o território nacional, incluindo o Sine, superintendências regionais do Trabalho, Caixa Econômica Federal e entidades de qualificação profissional. ?Um dos objetivos do Ministério do Trabalho com a nova ferramenta é facilitar a recolocação do profissional no mercado de trabalho e, consequentemente, diminuir as solicitações de seguro desemprego no País?, esclareceu a diretora do Sine, Neiva Vieir.

Neiva falou ainda, sobre os benefícios que o novo portal prevê proporcionar para os trabalhadores e empregadores. ?Será possível concorrer às vagas de emprego disponibilizadas nas agências dos Sines sem sair de casa, além de poder acessar informações sobre seu benefício do seguro desemprego, consultar vagas disponíveis e fazer seu pré-cadastro no Sine?, destacou. ?Para o empregador, a abertura de vagas e descrição do perfil será facilitado através do portal?, acrescentou.

Sobre as mudanças no formato do seguro desemprego, por meio desse novo sistema, Neiva contou que ao mesmo tempo em que entrar com o pedido do benefício, o trabalhador será encaminhado para vagas de emprego disponíveis, condizentes com sua ocupação anterior e com salário igual ou superior. ?O trabalhador que recusar o novo emprego sem justificativa legal, terá o pagamento do seguro desemprego cancelado, como previsto pela Lei nº 7.998/90, artigo 19, que regula o programa do seguro desemprego, prevê que o trabalhador que recusar o novo emprego sem justificativa legal terá o pagamento do benefício cancelado?, salientou.

?A implantação do novo portal, além de facilitar o acesso do trabalhador às vagas de emprego, tem a meta de redução da concessão dos benefícios do seguro desemprego, o que ocorrerá gradativamente, sendo 10% ainda em 2011, 20% em 2012, 30% em 2013, até a meta final de 40% em 2014?, esclareceu. Neiva completou ainda que, tais medidas atendem a legislação em vigor e principalmente visam diminuir o tempo utilizado para recolocação do trabalhador no mercado de trabalho.

O novo portal estará disponível a partir do dia 22 de agosto, no site www.maisemprego.mte.gov.br, que estará funcionando em Londrina e em todo o Paraná, assim como em muitos estados brasileiros.

Fonte: N.com