Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Por que uma boca saudável faz bem ao coração? Por que uma boca saudável faz bem ao coração?

Por que uma boca saudável faz bem ao coração?

Tuesday, 22 de March de 2022
Categoria:

Freepik

Quando se fala em ter uma boca saudável, pensa-se em apenas controlar doenças na cavidade bucal. Porém, a saúde odontológica está ligada ao coração também.

Uma má higienização pode levar a diversos problemas, não necessariamente ligados somente aos dentes e cavidade bucal como um todo, mas podendo se espalhar pro resto do corpo.

Antes de tudo, é relevante ressaltar a importância que a saúde bucal tem para todas as pessoas, em todas as idades.

Uma boa escovação, ou seja, ao menos três vezes ao dia, é fundamental para o mantimento de uma saúde bucal decente, além de prevenir que você tenha problemas e seja necessário a visita a um periodontista, por exemplo.

O que é endocardite e como ela é afetada pela higienização

É importante que você tenha o conhecimento sobre a endocardite, já que ela é uma das principais doenças que afetam o coração, e tem total ligação com a boca.

Como dito, é pouco conhecido que uma má higienização pode causar problemas no coração, então, caso você possua algum problema bucal, não hesite em ir a uma clínica dentária.

A endocardite é uma doença inflamatória que atinge a camada mais interna do coração, o endocárdio, que está em constante contato com o sangue.

Além de atingir essa camada, a endocardite pode chegar a outros adjacentes do coração, como as válvulas cardíacas. Caso surja qualquer tipo de problema, vá a um dentista emergência 24 horas.

Por ser uma região com forte pressão sanguínea, o endocárdio é delicado, propenso a perigos, principalmente pelo fato de ser um local pouco protegido pelo sistema imunológico. Como consequência, dificultando o seu tratamento, caso seja feito o diagnóstico.

Essa doença pode ser de origem infecciosa, ou não.

No caso da infecciosa, ela é acometida por microorganismos que se instalam no endocárdio, sendo as bactérias os principais agentes causadores. Alguns fungos podem também ser a raiz desse problema, embora seja muito mais raro.

Antigamente, essa doença era extremamente fatal, mas graças ao uso de antibióticos, o controle é muito mais fácil.

Embora ainda continue uma doença de prognóstico sério, é bem possível combatê-la, através do acompanhamento médico.

De toda forma, como essa doença se conecta à higiene bucal? Pois bem, as bactérias causadoras dessa doença podem vir de diversos lugares, sendo um dos mais comuns, a própria boca.

Por isso, se você estiver tendo qualquer problema com canal ou cárie, visite um dentista especializado em tratamento de canal.

As bactérias que estão presentes na boca devido a uma má escovação, podem ser digeridas quando a pessoa se alimenta. No processo de digestão, os microorganismos podem tomar outros caminhos, chegando no coração, causando, portanto, a endocardite.

Justamente por ser um lugar de pouca proteção do sistema imunológico, essa doença é muito perigosa. Os principais sintomas são:

Febres e calafrios;
Dores constantes;
Perda de peso;
Manchas em toda a pele.

Então, caso você sinta qualquer um desses sintomas, não hesite em ir ao médico mais próximo, para que ele possa fazer o diagnóstico mais adequado.

 

Como evitar problemas bucais

Dessa forma, é possível compreender que a saúde bucal, diferente do que todo mundo acha, não é algo que causa danos somente à boca, mas também ao corpo inteiro.

Então, pode-se dizer, primeiramente, que uma boca higienizada significa uma vida saudável, então desde cedo deve-se ter esse discernimento.

Além disso, quando se fala de higiene bucal, tem pessoas que ainda não sabem como escovar corretamente os dentes, bem como esquecem o uso de fio dental e de antissépticos bucais, por exemplo.

Uma má escovação pode ocasionar a perda dentária, sendo necessário um dentista especialista em prótese dentária.

Por mais que a higiene bucal seja uma prática primordialmente individual, é essencial que tenha um acompanhamento profissional.

O profissional da odontologia é quem irá tratar da sua saúde bucal corretamente, demonstrando como realizar uma escovação eficiente, realizada ao longo de três vezes ao dia, no mínimo.

Portanto, é possível concluir que a higiene bucal é algo fundamental para todas as pessoas.

Através de consultas dentistas é possível ter diagnósticos aprofundados, analisando desde a estrutura dentária visual, até a língua e garganta. As visitas periódicas podem tornar a boca saudável, mas prevenir doenças em outros órgãos também.

Marque sua consulta e cheque como está sua saúde bucal.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.