Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Por que contratar uma consultoria de viagens em vez de planejar tudo sozinho?

Por que contratar uma consultoria de viagens em vez de planejar tudo sozinho?

terça, 18 de fevereiro de 2020
Por que contratar uma consultoria de viagens em vez de planejar tudo sozinho?

Foto: Ilustrativa

Nunca se viajou tanto quanto hoje em dia. Estamos viajando mais, no Brasil e no mundo inteiro. A profusão de blogs, sites e redes sociais de turismo, viagens e roteiros, por um lado abriu muitas possibilidades ao público. Por outro, trouxe tanta informação que, por vezes, deixam as pessoas confusas. Por isso, é tendência no mercado de viagens e turismo investir em uma consultoria, um serviço que ajuda a se planejar e incrementar o roteiro e a programação com o conhecimento dos especialistas, além de oferecer uma economia que varia de 20% a 30% no valor final gasto na sua viagem.

Contratar uma consultoria de viagens agiliza o tempo de pesquisas, personaliza o roteiro e ainda ajuda a tornar a programação mais customizada. “As pessoas não querem mais perder tempo – e nem têm esse tempo – pesquisando, decidindo destinos ou selecionando atividades a serem feitas nos locais a serem visitados. Tudo isso, uma consultoria de viagens faz por você”, explica Dóren Faria, consultora de viagens da Criattiva Turismo. Ela e a sócia, Iza Simão, oferecem esse tipo de trabalho, além de outros ligados ao turismo, e têm percebido um crescimento na procura por segurança, personalização, conforto e comodidade.

“Afinal, o que as pessoas querem é aproveitar as férias, curtir a viagem e não ter dor de cabeça com as questões burocráticas”, explica Iza. Entre as principais vantagens estão poder planejar o orçamento, dicas para execução e compra dos itens de viagens (que pode ou não ser feita pela agência) e o mais importante: personalizar o roteiro. Isso inclui programar passeios e atividades pensando em cada viajante do grupo, desde as crianças, quando a viagem é em família, até à melhor idade, que está aproveitando para conhecer o mundo. Além de poder encaixar tudo dentro do valor disponível que se tem para viajar. “Não adianta criar roteiros mirabolantes se o orçamento da família não condiz com a realidade. Nem pensar em passeios onde as crianças ficarão entediadas”, reforça Iza.

O roteiro, por exemplo, é apenas uma dentre tantas informações e itens compartilhados em uma consultoria. Decidir e saber a melhor época de se viajar para o destino proposto, levantar informações de hospedagem, organizar a melhor ordem de se fazer os passeios sugeridos, tirar dúvidas sobre documentação, necessidade de vistos, transportes, melhor custo benefício para hospedagem e até o que levar na mala. Tudo isso é importante na hora de viajar.

Além disso, o diferencial de contratar uma consultoria em vez de um pacote fechado, daqueles das operadoras ou agências tradicionais, é poder contar com o atendimento quando houver necessidade. “Seja numa reunião, tomando um café ou até mesmo por chamadas de vídeo, a gente consegue oferecer ao cliente o que ele precisa dentro das necessidades. Houve vezes em que uma cliente estava perdida num aeroporto internacional, com medo, e nós a atendemos pelo telefone, durante o tempo em que ela estava por lá”, conta Dóren.

Fonte: Fábio Luporini