Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Podcast expõe comportamento como a principal causa de mortes no trânsito em Londrina

Podcast expõe comportamento como a principal causa de mortes no trânsito em Londrina

sexta, 05 de junho de 2020

Terceiro episódio de programa, produzido pela CMTU, aborda as infrações por trás das estatísticas de violência

Divulgação

Já está no ar o mais novo episódio do CMTU Acontece, o podcast de informações e notícias da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Publicado nesta segunda-feira, dia 1º de junho, o programa trata mais uma vez sobre o Maio Amarelo – mês de conscientização para o elevado índice ocorrências e mortes nas ruas do país.

Os convidados da edição são os servidores Laercio Voloch e Lauro Costa Neto, lotados na Gerência Operacional de Trânsito. Além de contarem como funciona o processo de monitoramento, compilação e análise dos acidentes e óbitos registrados em Londrina, eles revelam informações importantes por trás das estatísticas.

Entre elas está a constatação de que, em 2019, 55% dos episódios fatais nas vias do município envolveram o excesso de velocidade – atualmente a infração mais cometida pelo motorista londrinense, com 18.680 registros entre janeiro e abril deste ano. Outro dado que chama atenção é que 80% das mortes no período analisado poderia ter sido evitada se todas as orientações do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) tivessem sido seguidas.

Além de elencar o fator comportamental como a causa de morte preponderante nas ruas e avenidas da cidade, o programa fala da competência da CMTU na proposição de novas sinalizações. Aborda ainda como tem sido a participação da companhia, enquanto órgão representante da região sul do Brasil, em duas câmaras temáticas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Disponível nos principais agregadores de podcast e produzido por funcionários da própria empresa, o CMTU Acontece foi lançado em abril com o intuito de auxiliar a população com informações relevantes de serviços públicos como trânsito, transporte e limpeza urbana.

O episódio pode ser acessado pelo endereço https://anchor.fm/cmtuacontece/episodes/Episodio-3—Maio-Amarelo-Parte-2-eeo2rq.

Fonte: N.Com