Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Plantão de isenção do IPTU 2020 atende 300 pessoas

Plantão de isenção do IPTU 2020 atende 300 pessoas

terça, 28 de janeiro de 2020

Os pedidos do benefício podem ser feitos diariamente na sede da Prefeitura ou pela internet

Plantão de isenção do IPTU 2020 atende 300 pessoas

Foto: Vivian Honorato

No último sábado (25), a Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda, na sede da Prefeitura, abriu as portas exclusivamente para atender as pessoas que desejam ter acesso à isenção do IPTU 2020. Aproximadamente 300 atendimentos referentes a solicitações deste benefício foram realizados no local, que contou com grande movimentação. No plantão, realizado das 9h às 15h, foram mobilizados 20 servidores que trabalharam para prestar o suporte ao público.

Os atendimentos foram abertos para quem ainda não é isento do pagamento de IPTU. São isentas pessoas físicas ou jurídicas que se enquadram nas especificações catalogadas na Lei Municipal n° 8.673/2001. A dedução dos valores poderá ser parcial ou total, dependendo de cada caso. Mais de 17 mil isenções já foram renovadas, de ofício, pela Prefeitura, sendo que todas essas pessoas estão recebendo o carnê de 2020 já com a identificação de isenção.

O secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez, informou que, para 2020, existe previsão de registro de mais quatro mil pedidos de isenção, entre parcial e total. “Reforçamos aos interessados em ter o benefício para que procurem a Prefeitura o mais rápido possível, pois quanto mais cedo o pedido for protocolado, a resposta será mais rápida. O pedido pode ser feito diariamente na Praça da Fazenda ou pela internet”, frisou.

Em fevereiro, a Praça de Atendimento na Prefeitura deve receber mais um plantão no final de semana. “No entanto, a próxima edição será de atendimentos em geral e não apenas com foco na isenção. O público poderá, também, emitir boletos do IPTU 2020, por exemplo, e receber o mesmo tipo de suporte que já é oferecido pela Fazenda diariamente”, adiantou o secretário.

Perez também disse que o segundo lote de boletos do IPTU deste ano, que terá vencimento no dia 14 de fevereiro, já começou a ser enviado pelos Correios nesta semana. Ao todo, serão encaminhados aos contribuintes 149.067 carnês nesta segunda etapa. Referentes ao primeiro lote, que venceu no dia 24 de janeiro, já haviam sido entregues outros 107.902 boletos.

Quem tem interesse em solicitar a isenção de IPTU precisa apresentar todos os documentos obrigatórios, em vias originais, que serão digitalizados no Sistema Eletrônico de Informações (Sistema SEI). A documentação requisitada, de cada categoria válida para a isenção do IPTU, está disponível na Carta de Serviços do Portal da Prefeitura. Também é possível realizar a solicitação da isenção online, através do próprio Sistema SEI. O manual para o uso da plataforma pode ser acessado clicando aqui.

Fonte: N.Com