Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Pipoca pode retardar o envelhecimento Pipoca pode retardar o envelhecimento

Pipoca pode retardar o envelhecimento

Thursday, 22 de April de 2021
Categoria:

Fácil de preparar, pipoca pode substituir outros lanchinhos e trazer muitos benefícios para a alimentação

Filme e pipoca formam uma combinação tradicional, seja nas idas ao cinema ou para assistir algo dentro de casa. Mas a pipoca pode ser muito mais do que um acompanhamento nessas situações, chegando a ser uma forma mais saudável de fazer pequenos lanchinhos ao longo do dia.

Enquanto muitas pessoas querem saber se pipoca engorda ou emagrece, os cientistas foram ainda mais longe e trouxeram outros benefícios que o alimento leva para as dietas. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Scranton, localizada na Pensilvânia, nos Estados Unidos, a pipoca é rica em polifenóis – substâncias químicas antioxidantes.

O que isso quer dizer? A pipoca é capaz de combater o envelhecimento precoce das células.

Também é possível encontrar antioxidantes em diversos outros alimentos, como frutas e hortaliças. Eles ajudam a diminuir a presença de radicais livres, que, além de causar o envelhecimento precoce, também estão relacionados com o aparecimento de doenças mais graves, como câncer e Alzheimer. Alimentos que possuem essas substâncias acabam sendo chamados de “funcionais”, pois trazem esse benefício para o organismo.

Além desses alimentos, esses componentes estão também no chocolate (nas versões mais puras, com maior concentração de cacau), em nozes e alguns alimentos mais comuns, presentes no dia a dia. Entretanto, a pesquisa apontou que a concentração de antioxidantes é ainda maior na pipoca, por conta da baixa concentração de água. Os polifenóis normalmente ficam diluídos no líquido, o que explica a menor quantidade nas outras opções.

Com apenas 4% de água, a pipoca tem uma quantidade concentrada de polifenóis, enquanto frutas e verduras costumam chegar a até 90% de líquido.

O mesmo se aplica para outros alimentos, como as frutas secas, incluindo a uva passa. Uma vez que a casca da uva também é uma fonte rica de polifenóis, quanto menos água esse alimento tiver, maior será a concentração dessa substância antioxidante.

A importância da casca da pipoca

Assim como acontece com a uva, os polifenóis e as fibras também são encontrados principalmente na casca da pipoca. Muitas pessoas acabam descartando essa parte, procurando evitar que fiquem enroscados nos dentes.

Composta por 100% de grãos integrais, a pipoca é um alimento de baixo custo e que não tem outros grãos diluídos, como acontece com alguns outros alimentos. Por isso, optar por incluí-la com maior frequência na dieta pode ser uma forma de trazer mais benefícios para a sua saúde a longo prazo.

Divulgação