Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Pessoas acima de 40 anos com comorbidades e PCDs podem se vacinar contra Covid

Pessoas acima de 40 anos com comorbidades e PCDs podem se vacinar contra Covid

sexta, 21 de maio de 2021
Categoria

Nesta primeira etapa, 2.787 tiveram seus cadastros validados e receberam a autorização para fazer o agendamento da vacinação, que deve ser feito no portal da Prefeitura

Foto: Emerson Dias

Na quinta-feira (20) à noite, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou a faixa etária de vacinação contra a Covid-19 para os pacientes com comorbidades e pessoas com deficiências que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Toda a população que pertence a estes grupos, com mais de 40 anos, já podem agendar a vacinação, no site da Prefeitura, desde que seu cadastro prévio tenha sido aprovado.

Divulgação

Além deste grupo, indiferente da idade, também podem agendar a vacinação, as gestantes e puérperas, com comorbidades, e pessoas com síndrome de Down. Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, nesta primeira etapa 2.787 tiveram seus cadastros validados e receberam a autorização para fazer o agendamento da vacinação.  O secretário ressaltou a importância destas pessoas fazerem o agendamento, de imediato, para que a Prefeitura possa dar celeridade ao processo de vacinação, proteger a população, de forma adequada, e utilizar todas as vacinas do laboratório Pfizer que foram destinadas a este grupo especifico.

“Esta vacina tem um tempo de validade, depois de congelada. Temos até o próximo domingo (23), pela manhã, para utilizar estas doses. Por isso, estamos agilizando todo esse processo de vacinação, seguindo e respeitando os critérios estabelecidos pelos planos nacional e estadual de imunização”, apontou Machado.

A vacinação contra a Covid-19 deve ser agendada no Portal da Prefeitura (clique aqui). Àqueles que não possuem acesso à internet ou estão com dificuldades para fazer o agendamento, podem se dirigir a qualquer unidade escolar municipal para obter auxílio.

Este grupo, especificamente, está sendo atendido exclusivamente no Centro Imunização Norte, instalado no prédio do CCI Norte (Rua Luiz Brugin, 570), com atendimento de segunda a sexta, das 7h30 às 23 horas, aos sábados, das 7h30 às 21 horas. No dia da vacinação é preciso apresentar documento de identificação com foto, como RG e CNH, e o comprovante de inscrição, que contém QR Code, emitido no Portal da Prefeitura.

As comorbidades contempladas no Plano Nacional de Imunização foram definidas pelo Ministério da Saúde. Dentro deste público-alvo, estão aptos a receber a primeira dose, pacientes com diabetes; hipertensão arterial; doença cerebrovascular; portadores de prótese valvares; obesidade mórbida; imunossuprimidos; doença pulmonar grave; cirrose hepática, entre outras. Clique aqui para conferir a íntegra das condições pré-existentes contempladas neste grupo prioritário.

N.com