Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Pedalada noturna irá percorrer pontos iluminados do Natal em Londrina

Pedalada noturna irá percorrer pontos iluminados do Natal em Londrina

quinta, 07 de dezembro de 2023
Categoria

Organizada pela CMTU, atividade também vai arrecadar panetones a serem entregues a entidade filantrópica

Reunir os apaixonados por bicicleta para movimentar o corpo, arejar a mente, praticar o bem e ainda conferir de perto as belezas do Natal em Londrina. É com essa proposta que a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) vai promover, na próxima quinta-feira (14), um passeio ciclístico por parte dos principais pontos da cidade decorados para as festividades natalinas.

A última edição em 2023 da pedalada “Cidade em Movimento” terá largada às 20h, no gramado do Centro Cívico, localizado na avenida Duque de Caxias, 635. A concentração para partida vai começar às 19h30 e, durante a chegada dos ciclistas, serão arrecadados panetones que vão ajudar a compor a ceia de final de ano dos idosos atendidos pelo Lar dos Vovôs e Vovozinhas.

Para participar do evento, que tem nível de dificuldade leve e é voltado a adultos e crianças, os interessados devem chegar ao local no horário programado, sem necessidade de inscrição prévia. “Nosso único pedido é que cada um doe um quitute natalino, para que possamos tornar mais feliz o período de festas dessa entidade filantrópica tão importante para o município”, observou Carlos Eduardo Ribeiro, gerente de comunicação da CMTU.

Com trajeto de aproximadamente 17 km, o roteiro do passeio inclui lugares como a Catedral Metropolitana de Londrina; Praça da Bandeira; Calçadão; rua Sergipe; o Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova; a rotatória do Ginásio Moringão, além do Igapó II, que é o palco principal do Londrinatal 2023.

Durante todo o percurso, agentes de trânsito estarão posicionados na dianteira e na retaguarda dos participantes, a fim de proteger o grupo e separá-lo do fluxo normal das vias percorridas. Não estão previstas interdições totais de ruas e avenidas, mas haverá bloqueios temporários de cruzamentos à medida que os ciclistas avançarem.

Ribeiro enfatizou que, para evitar problemas no decorrer da atividade, os integrantes do passeio devem conferir antecipadamente as condições de segurança das bicicletas. “Vale a pena verificar pneus e freios. Utilizar óculos de proteção, capacete, luvas e sinalizadores na noite do evento também é importante”, destacou.

O aposentado Billy de Paula, de 74 anos, vive na cidade desde 1963 e há 12 é praticante de ciclismo. Presente na última edição do “Cidade em Movimento”, realizada em 26 de novembro, o ex-preparador físico garantiu que o evento tem contribuído para a manutenção da sua saúde e jovialidade. “Pedalar libera endorfina, que é o hormônio da alegria e felicidade. É o que me dá satisfação e prazer. Quando você treina o corpo, fica preparado para qualquer desafio”, afirmou.

Pedalada – O passeio ciclístico promovido pela CMTU teve sua primeira edição em maio de 2022. De lá para cá, tem sido realizado periodicamente, reunindo em cada oportunidade aproximadamente 150 participantes. A iniciativa busca promover o bem-estar por meio da prática de atividade física e da articulação das turmas de ciclismo existentes no município.

Fonte: N.Com