Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Passeata Igapó Sem Tensão será realizada neste sábado Passeata Igapó Sem Tensão será realizada neste sábado

Passeata Igapó Sem Tensão será realizada neste sábado

Tuesday, 11 de June de 2013
Categoria:

A passeata ?Igapó sem tensão? faz parte do movimento social ?Eu amo Londrina? e sairá pelas ruas da região para mobilizar a população em relação aos postes de alta tensão que serão instalados nas principais ruas de bairros com grande concentração populacional. A passeata será realizada no dia 15 de junho (sábado), às 9 horas. A concentração será na praça localizada entre as Ruas Montevidéu e José Giroldo, próximo ao Lago Igapó.

O movimento é organizado por um grupo de moradores dos bairros Igapó, Gleba Palhano, Santa Rosa, Jardim Cláudia, Jardim Guanabara, Bela Suíça, Jardim Maringá, Sabará I e Vale do Reno, e tem a participação de representantes de entidades sociais e associações, formadores de opinião, empresários, comerciantes e população,  tem como principal objetivo despertar a atenção de todas as pessoas que utilizam a região sobre o grave problema que será instaurado após a instalação dos postes da rede de energia elétrica de alta tensão.

Solução

Segundo o grupo de moradores e representantes do movimento ?Eu amo Londrina?, existe um estudo sobre a instalação da mesma rede de energia elétrica através do percurso da PR 445, que também poderia ser utilizado, não trazendo riscos à população de Londrina.  Além disso, o trajeto da rede pela rodovia seria mais curto, mais barato para o município, para o Estado e para a Copel, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no estado do Paraná.  ?Nós não queremos que a rede de energia elétrica não seja simplesmente passada pela cidade. Não é isso. Mas existem outros locais para que isso possa acontecer sem trazer danos à população. Esta atitude não se justifica. Queremos, sim, o melhor para a nossa cidade. Queremos progredir. Mas não podemos pagar com as nossas vidas por isso?, diz o morador Sérgio Canella.

Mobilização

A ideia da passeata surgiu pela ação comunitária do grupo de moradores da região do Igapó, para mobilizar de forma pacífica a opinião pública em busca de uma solução para o problema. O grupo estuda a realização de um ato simbólico de ?enterro? de um dos postes já instalados. A participação da população é super importante, bem como os trajes na cor preta como forma de protesto. A ação ainda conta com o apoio de empresários, comerciantes e pessoas com representatividade social, tais como líderes comunitários, representantes de entidades e associações, além da comunidade em geral dos bairros afetados. 

Mais detalhes:

Passeata Igapó Sem Tensão Local: Concentração na praça localizada entre as Ruas Montevidéu e José Giroldo, próximo ao Lago Igapó Horário: A partir das 9 horas Percurso: Região lago Igapó (a definir)