Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Paraná conquista a Copa do Brasil de Taekwondo

quarta, 13 de novembro de 2013

Copa do Brasil de Taekwondo

O estado do Paraná foi o protagonista da Copa do Brasil de Taekwondo, segundo maior evento da modalidade no calendário de competições. O evento foi realizado de 8 a 10 de novembro em Goiânia-GO. O Paraná foi representado por 68 lutadores, entre eles o londrinense Flávio Alves, que comandou parte da equipe no evento e destacou o nível técnico da competição. “Foi muito duro porque os melhores atletas do país participaram. A Copa do Brasil é o segundo campeonato que mais dá pontos para o Ranking Nacional e muita gente mostrou alto nível”, avalia.

Ele valoriza a pluralização da qualidade do taekwondoparanaense no tocante as cidades. “Tivemos campeões individuais de Londrina, Cascavel, Curitiba, Maringá, Saudade do Iguaçú, dentre outros municípios. Isso mostra que o esporte é forte em todo o Paraná”, celebra. Em termos de importância, a Copa do Brasil só perde para o Campeonato Brasileiro. O presidente da Federação Paranaense de Taekwondo, Fernando Madureira, comentou a conquista histórica para o estado. “2013 definitivamente foi o ano do taekwondo no Paraná. Ganhamos por equipes o Brasileiro, agora a Copa do Brasil, o Nacional sub 17 e o Brasileiro sub 21. Todos os grandes campeonatos foram vencidos pelo Paraná, no geral, e nós nunca tínhamos conseguido um resultado tão fantástico assim”.

Madureira ressaltou que a evolução do taekwondo no estado serve de referência para o Brasil. “O nosso segredo está na base. Popularizamos o esporte e incentivamos cada vez mais as escolinhas a ampliarem os trabalhos. Temos pelo menos 38 prefeituras do Paraná que dão total apoio ao esporte e o governo do estado que nos incentiva bastante”, informa. O resultado geral da competição ficou da seguinte forma: 1º Paraná (126 Pontos), 2º Lugar São Paulo (125 Pontos) e 3º Lugar Distrito Federal (119 Pontos).

Esta foi a última competição Nacional, onde os atletas puderam testar seu nível antes do próximo desafio, que será a Seletiva Nacional Fechada, que é o principal foco dos atletas, onde eles terão a oportunidade de tentar conquistar a vaga na Seleção Brasileira. Madureira, que também é técnico da Seleção Brasileira, espera um posicionamento da Confederação Brasileira de Taekwondo para executar a Seletiva. “Pode ser agora em dezembro ou ainda em fevereiro, falta só a definição final para realizarmos o exame”.

Divulgação