Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Para deixar o texto redondo

sexta, 01 de abril de 2016
Categoria: noticia

Para deixar o texto redondo - LondrinaTur

Algumas pessoas consideram a revisão de texto – aquela leitura atenta do que se acabou de escrever –, como uma tarefa reservada a quem não se sente seguro para expressar suas ideias por escrito. Ao contrário, quem faz revisão demonstra que conhece muito bem as dificuldades inerentes à escrita e, para ter segurança, sempre utiliza suas vantagens.

Como? é isso mesmo, há vantagens no escrever em relação ao falar e não se trata apenas da revisão de texto. Veja só:

  • Numa conversa, quando não se sabe, é possível improvisar. Daqui a alguns dias, ninguém mais vai se lembrar do que foi dito naquele papo mesmo! Na escrita, quando não se sabe, é possível pesquisar, consultar, estudar e refletir sobre o assunto em questão até se sentir seguro o suficiente para escrever sobre ele. Usando essa vantagem, não corremos o risco de “dizer” bobagens.
  • Por outro lado, em caso de dúvida quanto à forma e ao significado de uma palavra, e quanto à correção gramatical de qualquer frase e bloco de frases (antes, durante e depois do escrever), é possível e altamente recomendável utilizar duas ferramentas que um bom escritor nunca dispensa: dicionário e gramática.
  • Por fim, mas não menos importante, vem a revisão de texto. Nas conversas, em caso de dúvida, explicamos de outro modo aquilo que não foi entendido corretamente. Na escrita, não há essa possibilidade. Mas antes de encarar tal fato como uma desvantagem, o mais estimulante é entendê-lo como uma vantagem. E que vantagem! Pois com a revisão, podemos fazer chegar ao nosso leitor uma mensagem lógica, clara, precisa, coerente, corretamente escrita e apresentada, sem necessidade de retificações; uma mensagem, enfim, que expresse nosso pensamento com fidelidade e que seja adequada ao público ao qual se destina.

Daqui em diante, portanto, ao escrever, aproveite estas vantagens em seu benefício:

Antes de escrever

PESQUISE, CONSULTE, ESTUDE E REFLITA SOBRE O TEMA

Antes, durante e depois

ESCLAREçA SUAS DúVIDAS COM A AJUDA

DO DICIONáRIO E DA GRAMáTICA

Depois de escrever

REVISE O TEXTO

Para deixar o texto redondo - LondrinaTur

Mas deixe as emoções de fora. Isso porque há pelo menos dois tipos de revisão: a apaixonada e a desapaixonada. O bom escritor opta pela desapaixonada, sob pena de, se preferir a outra, nunca conseguir se satisfazer com nada do que escreve.

O que significa fazer uma revisão desapaixonada (fria, objetiva, racional etc.)?

Significa:

1 – Ler, com atenção crítica, tudo o que se escreveu sobre o assunto, verificando a lógica, a coerência e a consistência do texto para, quando for o caso, fazer os ajustes necessários.

2 – Corrigir erros relativos à adequação do vocabulário, à repetição de termos, à concordância, à grafia de palavras, à acentuação, à pontuação etc.

Ao revisar, de forma desapaixonada, temos condições de melhorar o texto, deixando-o “redondo”, ou seja, objetivo, claro, correto e envolvente.

REVISÃO DESAPAIXONADA É ISTO:

IR DIRETO AO QUE INTERESSA,

FAZER OS AJUSTES NECESSÁRIOS

E PONTO (FINAL).

Dica: Para conquistar desenvoltura na expressão escrita, um curso de redação pode ser de grande ajuda! Quem reside em Londrina ou cidades próximas, pode fazer um curso instigante, estimulante e esclarecedor comigo! Saiba mais em meu blog Infinito de Palavrashttp://infinitodepalavras.wordpress.com/