Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Palestra aborda o IR na responsabilidade social em habitação de interesse social

Palestra aborda o IR na responsabilidade social em habitação de interesse social

quinta, 11 de novembro de 2021

Evento é gratuito e trará o palestrante Takashi Yamauchi, que possui ampla atuação em atividades do Terceiro Setor, no dia 16 deste mês

Divulgação

Na próxima terça-feira (16), às 15h, a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Londrina (Adecol), vai promover a palestra “Renúncia fiscal e Balanço Sócio Ambiental: O Imposto de Renda (IR) na responsabilidade social em habitação de interesse social”. A iniciativa tem parceria da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD) e da Associação Comercial de Industrial de Londrina (Acil) e será realizada na sede da Acil, na Rua Minas Gerais, 297, 1º andar.

O evento será ministrado por Takashi Yamauchi, que possui ampla atuação em atividades do Terceiro Setor e na elaboração de projetos de desenvolvimento econômico nos municípios. Ele explicará como as empresas podem se beneficiar da Renúncia Fiscal e ter redução de 34% na base de cálculo do Imposto de Renda através do Balanço Sócio Ambiental, beneficiando também entidades filantrópicas.

A presidente da Adecol, Maria Inês Gomes, contou que a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Londrina pretende angariar recursos junto às empresas para construir 28 casas populares para famílias de baixa renda, em terreno a ser liberado pela Cohab-LD.

“Isso só será possível com o envolvimento de empresas via renúncia fiscal, por isso a realização desta palestra. Se conseguirmos viabilizar o projeto, a Cohab vai financiar os terrenos diretamente para as 28 famílias e elas terão um tempo de carência para começar a pagar o financiamento. E, neste tempo de carência, a Adecol vai construir as casas com os recursos que as empresas tiverem destinado do imposto de renda pessoa jurídica”, explicou a presidente da Adecol, Maria Inês Gomes.

O presidente da Cohab-LD, Luiz Cândido de Oliveira, disse que o município visa, com essa iniciativa, atender as famílias mais vulneráveis com a possibilidade de uma moradia digna. “A falta de programas habitacionais a nível nacional tem proporcionado um aumento significativo de desigualdades sociais e, ainda, agravado pela pandemia, infelizmente muitas famílias estão sobrevivendo abaixo da linha da pobreza. Precisamos urgentemente construir novos caminhos que possam conduzir essas famílias a conquista de seus direitos, resgatando a dignidade delas e inserindo-as no contexto social urbano”, frisou.

A ação é gratuita e os interessados podem se inscrever pelo link https://cutt.ly/JR8RhB4. A iniciativa é voltada para empresas que faturam acima de R$ 100 milhões anuais ou as que participam de licitações no poder público.

Fonte: N.Com