Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Painel mantém informações atualizadas sobre a Covid-19 em Londrina

Painel mantém informações atualizadas sobre a Covid-19 em Londrina

segunda, 21 de setembro de 2020

Ao acessar o serviço, cidadãos podem conferir dados como o número de casos confirmados da doença, pacientes recuperados e óbitos distribuídos pelos bairros do município

Painel mantém informações atualizadas sobre a Covid-19 em Londrina

Foto: Emerson Dias

Desde o dia 21 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde mantém um painel on-line com informações atualizadas diariamente sobre a pandemia de Covid-19 em Londrina. Exibido no formato dashboard, o painel está disponível através do link saude.londrina.pr.gov.br/painelcovid19 e já foi acessado 7.807 vezes desde o seu lançamento.

As informações que constam no dashboard são compiladas a partir da planilha oficial, mantida pela Secretaria de Saúde,  com o número de exames realizados, casos confirmados, curas e óbitos causados pelo novo coronavírus. Ao acessar o painel, o usuário tem acesso a diversos dados geográficos e estatísticos sobre a situação da pandemia no município. Segundo a geógrafa da SMS, Maria Angelina Zequim Neves, estas informações podem ser úteis tanto para pesquisadores e profissionais da área de saúde quanto para a comunidade londrinense em geral. “O painel permite, por exemplo, comparar a evolução da Covid-19 nas diferentes regiões do município e ver quais bairros são os mais atingidos pela doença”, ressaltou.

Reprodução

Do lado esquerdo do dashboard, é possível conferir o número de casos confirmados, exames descartados, pacientes recuperados, casos em andamento e óbitos. No centro da página, consta uma lista com os sintomas mais comuns da Covid-19, baseada na literatura médica, assim como os índices de comorbidades presentes em pacientes que vieram a óbito em Londrina. O painel também exibe, em destaque, um mapa georreferenciado do município onde é possível visualizar, dentre outras informações, a distribuição do número de casos da doença em cada bairro londrinense e a localização geográfica das residências dos pacientes que evoluíram para isolamento, cura, óbito, internação em enfermaria ou em UTI.

O serviço também detalha outras informações como a quantidade de leitos de enfermaria e UTI ocupados e os números de casos e óbitos de Covid-19 separados por faixa etária e sexo. “Através desse serviço, o Município confere transparência e acessibilidade aos dados referentes à pandemia. Isso contribui para esclarecer as dúvidas da população quanto à doença e auxiliar na tomada de decisões e implementação de medidas de combate à pandemia, por parte dos serviços de saúde pública”, explicou Maria Angelina.

Fonte: N.Com