Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Outubro Rosa alerta para a importância da prevenção contra o câncer de mama

Outubro Rosa alerta para a importância da prevenção contra o câncer de mama

quinta, 23 de setembro de 2010
Categoria

Em Londrina, o grupo ?Nós do Poder Rosa? se mobilizou para criar na cidade ações como: oficinas, palestras, caminhada, distribuição de laçinhos rosas e a tradição mundial do Outubro Rosa: ?iluminar? de rosa pontos importantes de Londrina e região. Assim como já foi feito com o Arco do Triunfo, o Cristo Redentor, a Opera de Sidney e a Ópera de Arame em Curitiba, entre outros importantes lugares do mundo inteiro, várias empresas, shoppings, espetáculos, escolas e pontos turísticos da cidade serão decorados em rosa no mês de outubro. 

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Em média, a ocorrência na mama corresponde a 22% dos novos casos de câncer em mulheres. O Instituto Nacional do Câncer (Ministério da Saúde) prevê o aparecimento de quase 50 mil novos casos de câncer de mama nesse ano. Isso significa que a cada 100 mil mulheres brasileiras, quase cinqüenta serão diagnosticadas com a doença. No Paraná, esse índice é ainda maior, são 64 casos para cada grupo de 100 mil mulheres. 

A chance de cura da doença é de 95%, quando diagnosticado precocemente. No entanto, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, 70% das pacientes diagnosticadas em Londrina apresentam a doença em estágio avançado, o que dificulta o tratamento. O auto-exame mensal, o exame clínico e a mamografia realizadas periodicamente são essenciais para o controle da doença.

Uma das organizadoras, Célia Hauly, sempre fez os exames preventivos regularmente e no final de 2007, em um de seus auto-exames mensais encontrou algo diferente. Procurou o médico, e através da mamografia, foi detectado o tumor. Por isso ela alerta: ?Se tivesse deixado para fazer a mamografia só no ano seguinte, poderia ser tarde?.

Prevenção

O Outubro Rosa pretende divulgar a importância da prevenção para a cura do câncer de mama, mas também fará orientações de como fazer os exames. Profissionais da saúde serão voluntários para tirar dúvidas e dar o suporte científico à ação.

Profissionais de direito orientarão nos aspectos legais e lembram que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente a mamografia para mulheres com mais de 40 anos, possibilitando pessoas sem condições financeiras de fazer o exame regularmente também.

Lançamento

O lançamento do projeto será no dia 29 de setembro às 13h, na UNIFIL (antigo Colégio Canadá) Praça La Salle, por que às 14h, as atividades já começam com a oficina do ?Chaveiro da Vida?. A oficina será ministrada pela presidente do Instituto HUMSOL de Curitiba, Tânia Mary Gomez, responsável pela Campanha Outubro Rosa paranaense, cujo slogan é ?Vamos vestir o Paraná de rosa?.

O ?Chaveiro da Vida – Prevenção ao Alcance das Mãos? é um projeto de responsabilidade social, vencedor do prêmio de mobilização social, Instituto GESC 2007 e que tem como objetivo fazer com que cada mulher se torne uma multiplicadora da importância de manter os exames de prevenção em dia.

Fonte: APP Londrina

Mais detalhes:

Lançamento Outubro Rosa Data: 29 de setembro de 2010 Horario: 13h Local: UNIFIL - Praça La Salle