Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Osuel completa 40 anos e divulga programação para 2024

Osuel completa 40 anos e divulga programação para 2024

sexta, 02 de fevereiro de 2024

A partir de janeiro, O Perobal publica uma série de reportagens sobre os 40 anos da Osuel (Agência UEL)

Para comemorar os 40 anos da Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel), a Temporada Ouro Verde 2024 terá como diferenciais quatro séries inspiradas em espécies de café, uma série dedicada à Música de Câmara e também apresentações itinerantes em igrejas da cidade e da região e no Campus da UEL, a fim de ampliar os horizontes da orquestra e chegar a um público mais diverso.

Para as séries temáticas, a já tradicional orquestra sinfônica da outrora Capital Mundial do Café resgata traços da história da cidade de Londrina para levar ao público composições assinadas por nomes como Mozart, Vivaldi e Beethoven, em um enlace entre música erudita e história cafeeira. Ao todo, serão 24 concertos divididos em tipos de café (Arábica, Bourbon, Catuaí e Conilon).

A programação vai de março a dezembro deste ano e as apresentações serão no Cine Teatro Ouro Verde, tradicional palco da Osuel. A ocasião é especial também para a cidade de Londrina, que completa, em dezembro, 90 anos de emancipação política. A partir desta semana, O Perobal publica uma série de reportagens especiais para marcar os 40 anos da Osuel.

O primeiro concerto da temporada, marcado para os dias 14 e 15 de março, será o especial de aniversário. Para isso, terá a participação do pianista Cristian Budu como convidado. Considerado pela revista Gramophone como “um pianista impactantemente original, com maturidade e compreensão musicais de causar inveja em colegas com o dobro de sua idade”, Budu é formado em música pela Universidade de São Paulo (USP) e estudou no Conservatório de Música da Nova Inglaterra, em Boston (EUA). Em 2016, foi reconhecido pelo Guia Folha, do jornal Folha de S.Paulo, com o prêmio de melhor concerto do ano. Aqui em Londrina, ele vai executar, sob a regência do maestro da Osuel Rossini Parucci, obras de Mozart, Prokofiev e Brahms.

Também estão previstas apresentações de Música de Câmara. Esse ramo da música erudita se caracteriza pela composição do grupo de músicos, que geralmente é formado por um pequeno número de integrantes. Há apresentações também em abril (dias 18 e 19), maio (16 , 17 e 26), junho (5 e 6) e em todos os meses do ano. O encerramento será em dezembro (5, 6 e 7).

Para se aproximar de um maior número de pessoas, a Osuel vai promover as chamadas “séries educacionais”, que visam formar público para a apreciação do estilo musical. Para isso, a orquestra vai levar música clássica a igrejas de Londrina e região e também ao Campus da UEL.

A Osuel iniciou sua história em 1984, como a primeira orquestra sinfônica profissional do Paraná. Em sua trajetória, 11 maestros já passaram pela regência. Atualmente, o cargo é ocupado pelo maestro londrinense Rossini Parucci, que desde agosto de 2023 comanda a orquestra. A Osuel está ligada administrativamente à Casa de Cultura da UEL, à Divisão de Música e à Seção de Música Instrumental.

A programação completa para a temporada pode ser encontrada no Catálogo da Temporada Ouro Verde 2024.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.

Fonte: O Perobal