Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Orquestra Sinfônica da UEL faz apresentação nesta quinta-feira

Orquestra Sinfônica da UEL faz apresentação nesta quinta-feira

terça, 29 de agosto de 2017
Categoria

Sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi, OSUEL estará no Cine Com-Tour

Orquestra Sinfônica da UEL faz apresentação nesta quinta-feira - LondrinaTur

A Orquestra Sinfônica da UEL apresenta nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, mais um concerto da Temporada Ouro Verde 2017. A apresentação, sob a regência do maestro titular Alessandro Sangiorgi, será realizada às 20h no Cine Com-Tour/UEL com entrada gratuita.

A primeira parte do programa contará com obras de dois compositores do século XX, um americano e outro brasileiro. A famosa obra Adagio para Cordas de Samuel Barber abrirá o concerto. Composta em 1936, foi inspirada na coleção de poemas intitulada "Geórgicas" do poeta romano Virgílio (Séc. I a.C.) que celebram a vida no campo e em harmonia com a natureza, símbolos de paz e serenidade.

Na sequencia serão executadas várias obras curtas de Camargo Guarnieri, representante convicto do nacionalismo musical. Compostas entre 1928 e 1959, nelas se verifica todo o "brasileirismo" do compositor. Serão apresentadas: Toada Triste, Toada à Moda Paulista, Ponteio nº 48 e Dança Brasileira.

A segunda parte do programa contará com a Sinfonia nº 41 "Júpiter" de Mozart. Última sinfonia do compositor, escrita três anos anos antes de seu falecimento, é a mais monumental. Foi composta no verão de 1788, concomitantemente às Sinfonias nº 39 e 40, num inimaginável curto período de nove semanas. Embora não tenha sido atribuído pelo compositor, o título pelo qual é conhecida faz-lhe justiça: toma emprestado o nome do maior planeta do sistema solar, ou do deus mais poderoso da mitologia romana.

Fonte: Divulgação