Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Orquestra Filarmônica da Unicesumar se apresenta neste domingo (7)

Orquestra Filarmônica da Unicesumar se apresenta neste domingo (7)

sexta, 05 de novembro de 2021

Após adiamento devido ao tempo chuvoso, apresentação acontecerá no Aterro do Lago Igapó, a partir das 18h, com entrada livre

Divulgação

O concerto “Vamos Viver Londrina”, da Orquestra Filarmônica da Unicesumar (Ofuc), será realizado neste domingo (7), a partir das 18h, no Aterro do Lago Igapó, na Gleba Palhano, região sul da cidade. A entrada é gratuita e aberta a todas as idades. Inicialmente marcado acontecer durante o mês de outubro, em homenagem ao Dia do Professor e ao Mês do Idoso, foi transferido devido às condições climáticas.

O concerto “Vamos Viver Londrina” é uma realização da Unicesumar e do Ministério do Turismo e conta com o apoio da Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). A estimativa da organização é que compareçam cerca de 5 mil pessoas e, devido à pandemia da Covid-19, as medidas sanitárias serão mantidas, como o uso obrigatório de máscara facial por todos os integrantes da orquestra e pelo público. O concerto terá a regência do maestro Davi Oliveira e participações do grupo vocal Unicesumar e de solistas.

Para o diretor do Campus da Unicesumar em Londrina e responsável pela organização do evento, Carlos Henrique Vici, a promoção da atividade é uma forma de a universidade atuar de maneira mais ampla na contribuição para a sociedade. Para ele, além do conhecimento tecnicista, a iniciativa representa um momento de lazer e cultura para a comunidade, o que é um atrativo a mais para a instituição de ensino.

A Orquestra Filarmônica da Unicesumar existe desde 2003 e conta com 60 músicos, organizados entre as sessões de cordas, sopros e percussão sinfônica. De acordo com o maestro Davi Oliveira, serão tocadas músicas clássicas conhecidas do grande público, célebres aberturas para orquestra e trechos de óperas com cantores, além de temas de filmes que marcaram época.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, é uma satisfação receber a homenagem da UniCesumar, pelo Dia do Professor e o Mês do Idoso, respectivamente. Moraes ressaltou que ações como essa destacam a importância dos professores na formação profissionais nas mais diversas áreas. Já Danelon lembrou que o concerto servirá como um ato de acolhimento às pessoas acima de 60 anos, que foram bastante afetadas pela pandemia e o isolamento social. Para ela, poder voltar a frequentar ambientes sociais e de lazer, após tanto tempo, ajudará a promover o bem-estar e a fortalecer os vínculos comunitários dos idosos. 

A programação contará com as seguintes composições: G. Verdi: Abertura da Ópera AIDA “Marcha Triunfal”; J. Strauss: Marcha do Jubileu, Op. 470; V. Monti: Czardas / Arr.: Renato Segati / Solo: Pedro Leal – Violino; D. Chostakovitch: Valsa N°2; K. Badelt: Tema do Filme “Piratas do Caribe” / Arr.: Ted Ricketts; H. Zimmer: Tema do Filme “Pearl Harbor” / Arr.: Erick Debs; H. Shore: Tema do Filme “O Senhor dos Anéis” / Arr.: John Whitney; E. Di Capua: O Sole Mio / Arr.: Giancarlo Chiaramello / Solo: Marcus Geandré; L. Denza: Funiculì Funiculà / Arr.: Giancarlo Chiaramello / Solo: Keidma Juliana / Participação: Grupo Vocal UniCesumar; Califano: O Surdato Nnammurato / Arr.: Renato Segati / Solo: Marcus Geandré / Participação: Grupo Vocal UniCesumar; G. Verdi: Aria da Ópera La Traviata “Brindisi” / Dueto: Keidma Juliana e Marcus Geandré/ Participação: Grupo Vocal UniCesumar; Barroso: Aquarela do Brasil / Arr.: Renato Segati.

Fonte: N.Com