Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Oficinas Kinoarte oferece cursos gratuitos de cinema

quinta, 10 de março de 2022
Categoria


Inscrições estão abertas para as aulas de Produção no Cinema, que começam na próxima segunda (14), e de Trilha Sonora, que será em abril

Com o objetivo de estimular a produção local com novas técnicas e referências estéticas para a consolidação do audiovisual na cidade, o projeto Oficinas Kinoarte está com inscrições abertas para mais uma edição. O primeiro curso disponível, com aulas virtuais e gratuitas, será de Produção no Cinema, com Fran Camilo. Os interessados devem se inscrever pelo site para participar dos encontros on-line de segunda (14) a quinta-feira (17), das 19h às 22h.

A próxima oficina, de Trilha Sonora, será realizada de 4 a 7 de abril e também está com inscrições abertas. As aulas serão ministradas por Erisla Pastore e Daniel Simitan.

Desde 2005, o projeto já promoveu cursos, oficinas e palestras com grandes nomes do cinema brasileiro. Dentre eles, Ruy Guerra, Walter Lima Jr, Marçal Aquino, Joel Pizzini, Andrea Tonacci, Kiko Goifman, Hilton Lacerda, Rodrigo Aragão, Luiz Adelmo e Murilo Hauser.

A edição 2022 das Oficinas Kinoarte busca democratizar os saberes e as experiências acumuladas por profissionais que são referência em suas respectivas funções, ajudando a desenvolver e a tornar mais diversificado o crescente setor audiovisual londrinense.

Este ano, as oito oficinas oferecidas darão enfoque à profissionalização nas seguintes áreas: produção cinematográfica, trilha sonora, assistência de direção, direção de curtas de baixo orçamento, montagem, animação 2D e crítica cinematográfica, além de uma oficina exclusiva sobre cinema negro. Todos os cursos serão realizados de forma on-line e com inscrição gratuita, de março até julho, totalizando quase 100 horas de carga horária. A estimativa é atender mais de 200 pessoas.

Segundo o coordenador de produção do projeto, Bruno Gehring, as aulas são destinadas a todos os interessados em audiovisual, sem necessidade de experiência prévia na área.

As oficinas deste primeiro semestre estendem as opções ofertadas durante o Festival Kinoarte, realizado em dezembro de 2021, com boa repercussão entre o público. “O que nos motivou em continuar com o projeto de oficinas foi que, na pandemia, acabamos fazendo no formato on-line cursos que sempre foram presenciais. E percebemos que o alcance foi muito grande, tivemos alunos de diversos estados diferentes e até uma oficineira de fora do país”, comentou Gehring.

Produção no Cinema – Estreando o projeto em 2022, nesta segunda-feira (14) começa a oficina de Produção no Cinema, que pretende tratar das dificuldades, descobertas e aprendizados para quem quer produzir cinema e não faz ideia de por onde começar. Passando por todas as fases de um projeto desde a ideia até a exibição, as aulas trarão exemplos de planilhas, orçamentos, cachês, contratos, direitos autorais, comercialização e todas as burocracias necessárias para fazer cinema no Brasil, tudo de forma aplicada na preparação de um projeto para inscrição em editais.

Primeira oficina será com Fran Camilo. Foto: Arquivo Pessoal

Quem ministra a oficina é a londrinense Fran Camilo, produtora, produtora executiva, diretora de produção cultural, jornalista e proprietária da Metafixa Produções. Com mais de dez longas metragens no currículo, atualmente produz a série “Caravelle 114”, com exibição prevista para 2023 no Canal Brasil. As inscrições podem ser feitas através do site kinoarte.org/oficinas.

Todos os alunos inscritos terão direito a um certificado on-line. O projeto é uma realização da Kinoarte (Instituto de Cinema de Londrina), com produção da Leste BR. Tem patrocínio da Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Fonte: N.com