Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Oficina “Impulso na voz e no corpo” com Renata Rosa

Oficina “Impulso na voz e no corpo” com Renata Rosa

terça, 28 de junho de 2011
Categoria: noticia

A oficina acontece de 13 a 15 de Julho, na Alma Brasil, das 18h30 às 22h30. O objetivo deste trabalho é desenvolver a relação orgânica entre o movimento, a respiração e a produção de voz através de um conjunto de dinâmicas que envolvem rolamentos, o jogo lúdico-técnico do aquecimento vocal e da exploração de ressonâncias e cantos e danças tradicionais onde voz e movimento, canto e dança estão profundamente associados. 

O foco deste trabalho será a relação precisão/organicidade, o pulso no corpo e na voz, nuances e equilíbrios, a relação com o chão, a energia do canto, suas ressonâncias, a construção da presença e a busca de uma expressividade pessoal.
Renata Rosa é cantora, rabequeira, atriz e pesquisadora, há anos vive mergulhada no contexto poético-musical da Zona da Mata Pernambucana e do Baixo São Francisco Alagoano. Estudou Letras e Fonoaudiologia na USP e Música com habilitação em Canto na Universidade Livre de Música Tom Jobim. Aprendeu a arte do canto sinuoso das cantadeiras no convívio com Cema e Noraia (Aldeia Kariri-Xocó).

Integrou o Núcleo de Estudos da Voz na PUC de São Paulo, e o Núcleo de Ação e Performance do Pólo Sul Americano do Ator Contemporâneo (RJ), dirigido pelo diretor iraniano e pesquisador das linguagens teatrais Massoud Saidpour.

Desenvolveu o trabalho de pesquisa sobre movimento e voz ? Canto e dança ? o impulso na voz e no corpo? a partir dos cantos caboclos do Baixo São Francisco e vem ministrando workshops a inúmeros Centros de formação e Companhias de teatro, música e dança no Brasil e no exterior, com destaque para: VIVA! Performances (Cleveland Museum of Arts /Ohio), Centre Hippocampe e Theatre de la Ville (Paris), Conservatórios de Amsterdam e de Roterdam , entre outros.

Foi a protagonista feminina Maria Safira da minissérie A Pedra do Reino, de Luis Fernando Carvalho, para a qual também musicou os poemas de Ariano Suassuna e dirigiu o Coro de Maria do Badalo.

Seus discos receberam os Prêmios CHOC DE L?ANNÉE 2004 (Zunido da Mata) e Prêmio da Musica Brasileira 2009 (Manto dos Sonhos).

[video:<iframe width=”560″ height=”349″ src=”http://www.youtube.com/embed/YMJEzkhcW3s” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>]

Para quem quiser fazer a inscrição, acesse o link da ficha.
Veja mais informações em nossa agenda.

Fonte: Biblioteca Viva Itinerante

Mais detalhes:

Oficina com Renata Rosa Data: De 13 a 15 de Julho de 2011 Local: Alma Brasil ? Associação Intercultural de Projetos Sociais Horario: Das 18h30 às 22h30 Contato: (43) 9926 - 7682 Mais informações: R$ 140,00 (dividido em 2x)