Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Oficina de tipografia com  Silvio Valduga

Oficina de tipografia com Silvio Valduga

terça, 10 de setembro de 2013
Categoria: noticia

Oficina de tipografia

Silvio Valduga, gaúcho de Três Passos, começou sua carreira como tipógrafo em 1982, trabalhando em um jornal de sua cidade natal. Apaixonou-se pelo ofício assim que o aprendeu. Depois de alguns trabalhos em gráficas, mudou-se para o Norte do Paraná em 2000. Em 2002 começou a trabalhar na Gráfica da Universidade Estadual de Londrina, onde até hoje dedica-se quase que exclusivamente à tipografia, compondo matrizes para impressão de documentos e formulários. O prazer de trabalhar com tipografia fez com que ele decidisse montar totalmente em tipos móveis o livro “Tradição e Cultura Gaúcha”, escrito, impresso e publicado por ele próprio. Meses de trabalho e satisfação.

Neste sábado (14), das 9h às 18h, Silvio Valduga irá ministrar uma oficina aos interessados em descobrirem a esquecida arte da tipografia. A oficina “Tipos Móveis – Composição Manual” é uma introdução à técnica da composição manual com tipos móveis. Inicialmente os alunos vão conhecer um pouco sobre o método tipográfico, seus jargões e instrumentos. Na segunda etapa os participantes executarão composições com tipos de madeira e metal. Estas composições serão reproduzidas em pastas, utilizando uma impressora minerva manual.

As inscrições para a oficina “Tipos Móveis – Composição Manual” se encerram na próxima quinta-feira (12), e devem ser realizadas pelo site www.grafatorio.com, ou pessoalmente na sede da Vila Cultural Grafatório (Av. Paul Harris, 1575). O valor de inscrição é de R$160, com material incluso. A oficina será realizada na Gráfica da UEL, no campus universitário.

Divulgação 

Mais detalhes:

Oficina Tipos Móveis ? Composição e Impressão Data: 14/09 Ministrante: Silvio Valduga Valor: R$160 (material incluso) Inscrições: www.grafatorio.com Mais informações: (43) 3024-3533 ? telefone disponível no período da tarde