Programação do Giro volta com apresentações do espetáculo ?Singra? e Sarau aberto ao público
Em comemoração ao seu aniversário de cinco anos, o Núcleo Ás de Paus, retoma o...
Oficina de perna-de-pau será realizada, de 04 a 15 de agosto, na Usina Cultural.
A companhia teatral londrinense Núcleo ás de Paus promoverá, no mês de agosto, uma oficina de perna-de-pau em sua cidade-sede. O grupo, que surgiu a partir do estudo deste aparelho em 2008, realiza essas oficinas há cincos anos consecutivos, e as experiências adquiridas com esta prática foram de grande importância para a manutenção da pesquisa da companhia.
O foco inicial da pesquisa era fazer teatro se utilizando da perna-de-pau e, este desafio deu origem ao que, mais tarde, o grupo entendeu como elemento fundamental de seu trabalho: os prolongamentos do ator. Com o tempo, bastões e muletas foram inseridos ao treinamento com a perna-de-pau e o material desta pesquisa esteve presente na criação do primeiro espetáculo da companhia, chamado “A Pereira da Tia Miséria” (2010).
A fim de compartilhar os saberes adquiridos no estudo da perna-de-pau e, propiciar um espaço onde novos desafios possam surgir, o Núcleo ás de Paus promove esta oficina, que tem o objetivo de ensinar os participantes a andar na perna-de-pau através de uma linguagem teatral. Para realizar tal tarefa, o grupo se utiliza de jogos, que são dinâmicas presentes em sua pesquisa, com o propósito de trabalhar as questões técnicas e as demandas corporais que a perna-de-pau exige por um viés artístico.
Aprender a andar na perna-de-pau, como qualquer outro aprendizado, faz com que o indivíduo lide com os seus limites e crie possibilidades de ultrapassá-los e, por acreditar nisto, a companhia abre esta oficina para diferentes públicos. Portanto, trata-se de um encontro artístico do qual trocas e aprendizados muito ricos podem acontecer.
A oficina será ministrada na primeira quinzena do mês de agosto, na Usina Cultural, com duração de duas semanas. Os interessados em efetuar a matrícula devem entrar em contato com os integrantes da companhia através do e-mail [email protected] ou pelos telefones abaixo. A oficina é aberta para pessoas maiores de 14 anos e as vagas são limitadas.
Divulgação