Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Odisséia Desvairada – Garagem Hermética

Odisséia Desvairada – Garagem Hermética

sexta, 25 de março de 2011

A Odisseia Desvairada vem você dançar até o ultimo gole, inspirada no livro Paulicéia Desvairada de Mario de Andrade de 1922, onde ele diz ter fundado o movimento modernista no Brasil

O “prefácio interessantíssimo” é o prefácio de Mário de Andrade ao seu próprio livro Pauliceia Desvairada, considerado a base do modernismo brasileiro.mundocultural Abre com uma citação do escritor belga Émile Verhaeren, que é o autor de Villes Tentaculaires. O prefácio não fala do livro, mas sim de uma atitude geral perante a literatura. É uma espécie de manifesto poético, em versos livres.

No início do Prefácio ele próprio denuncia a sua atitude. Depois de afirmar que “está fundado o Desvairismo”, afirma que o seu texto é meio a sério meio a brincar. O que lhe dá um caráter inconfundível de, por um lado, programa poético e, por outro, paródia. Assim o sério e o divertimento se misturam num todo sem fronteiras definidas. Repare-se ainda que é um texto muito assertivo, provocativo e polêmico no que é característico o Modernismo.

A partir desse ponto por que não trazer todo esse lado de Andrade para um contexto contemporâneo brincando com esse lado maluco das celebridades pops.

 

Mais detalhes:

Odisséia Desvairada ? Discotecagem anos 80, 90, pop e Indie. abertura às 23h Quanto: R$5,00 Garagem Hermética Av. Jorge Casoni, 2242. Entre as ruas Maranhão e Santa Catarina.