Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Óculos de sol também têm prazo de validade

Óculos de sol também têm prazo de validade

terça, 23 de fevereiro de 2021
Categoria

Conforme o uso e o passar do tempo, óculos de sol perdem sua eficácia; saiba quais são os cuidados necessários

Os óculos de sol são acessórios indispensáveis nos dias ensolarados. Muito mais que um mero acessório, os óculos de sol têm a função de proteger os olhos, as pálpebras e a região ao redor dos olhos dos efeitos nocivos do sol. O protetor solar, também indispensável para a proteção contra os raios UVA e UVB, muitas vezes, causa sensibilidade aos olhos. Por isso, os óculos de sol são recomendados para a proteção desta sensível área. Mas você sabia que os óculos de sol têm prazo de validade? De acordo com estudo realizado pela Universidade de São Paulo, conforme o uso e o passar do tempo, os óculos de sol perdem sua eficácia. Confira abaixo tudo o que você precisa saber para garantir a proteção dos seus olhos!

Por que os olhos precisam da proteção dos óculos de sol?

O excesso de exposição sem proteção contra os raios UV emitidos pelo sol pode causar uma série de doenças. Que a exposição da pele aos raios UVA e UVB faz mal à saúde, todos já sabem, mas esses raios também fazem mal ao cabelo e aos olhos. A exposição excessiva aos raios UV pode causar catarata e até mesmo determinados tipos de câncer nos olhos, nas pálpebras e na região ao redor dos olhos. Para se proteger, o uso dos óculos de sol é recomendado. Especialmente nos dias de sol intenso, este acessório pode fazer toda a diferença na saúde dos seus olhos.

Óculos de sol têm validade? O que você precisa saber

Não é somente o ser humano que sofre com os efeitos nocivos do sol. Com o passar do tempo, estes raios causam a deterioração de alguns objetos. A exposição prolongada aos raios emitidos pelo sol danifica o filtro UV presente nas lentes dos óculos de sol. Especialistas e fabricantes recomendam que os óculos de sol sejam substituídos após dois anos de uso. Mas isso vai depender muito da frequência de uso, da quantidade de exposição aos raios solares e também dos cuidados com o acessório. Quanto mais você usar os óculos de sol, mais rápido eles vão atingir seu limite e “vencer”.

Como escolher os óculos de sol certos?

Para se proteger dos efeitos nocivos do sol, é necessário que os óculos de sol possuam filtro UV em suas lentes. Para garantir que os óculos realmente sejam eficientes, você deve adquiri-los em lojas e óticas de confiança. O uso de óculos de sol falsificados e de procedência duvidosa é prejudicial à saúde, uma vez que eles podem até mesmo aumentar a agressão dos raios solares. Se você está procurando por um óculos de sol feminino, lembre-se de tomar o devido cuidado e comprar o acessório em lugares confiáveis.

Cuidados que você deve ter com os óculos de sol

Cuidar dos óculos de sol também é fundamental para prolongar a vida útil deles. Afinal, os óculos em mau estado e com lentes arranhadas apresentam uma proteção deficiente contra os raios UV. Para garantir que seus óculos fiquem em bom estado, é importante guardá-los sempre em um porta-óculos apropriado – nada de deixar os óculos jogados na bolsa ou pela casa. Além disso, você deve ter muito cuidado na hora de fazer a limpeza dos óculos e das lentes.

Divulgação