Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Óculos de sol também têm prazo de validade Óculos de sol também têm prazo de validade

Óculos de sol também têm prazo de validade

Tuesday, 23 de February de 2021
Categoria:

Conforme o uso e o passar do tempo, óculos de sol perdem sua eficácia; saiba quais são os cuidados necessários

Os óculos de sol são acessórios indispensáveis nos dias ensolarados. Muito mais que um mero acessório, os óculos de sol têm a função de proteger os olhos, as pálpebras e a região ao redor dos olhos dos efeitos nocivos do sol. O protetor solar, também indispensável para a proteção contra os raios UVA e UVB, muitas vezes, causa sensibilidade aos olhos. Por isso, os óculos de sol são recomendados para a proteção desta sensível área. Mas você sabia que os óculos de sol têm prazo de validade? De acordo com estudo realizado pela Universidade de São Paulo, conforme o uso e o passar do tempo, os óculos de sol perdem sua eficácia. Confira abaixo tudo o que você precisa saber para garantir a proteção dos seus olhos!

Por que os olhos precisam da proteção dos óculos de sol?

O excesso de exposição sem proteção contra os raios UV emitidos pelo sol pode causar uma série de doenças. Que a exposição da pele aos raios UVA e UVB faz mal à saúde, todos já sabem, mas esses raios também fazem mal ao cabelo e aos olhos. A exposição excessiva aos raios UV pode causar catarata e até mesmo determinados tipos de câncer nos olhos, nas pálpebras e na região ao redor dos olhos. Para se proteger, o uso dos óculos de sol é recomendado. Especialmente nos dias de sol intenso, este acessório pode fazer toda a diferença na saúde dos seus olhos.

Óculos de sol têm validade? O que você precisa saber

Não é somente o ser humano que sofre com os efeitos nocivos do sol. Com o passar do tempo, estes raios causam a deterioração de alguns objetos. A exposição prolongada aos raios emitidos pelo sol danifica o filtro UV presente nas lentes dos óculos de sol. Especialistas e fabricantes recomendam que os óculos de sol sejam substituídos após dois anos de uso. Mas isso vai depender muito da frequência de uso, da quantidade de exposição aos raios solares e também dos cuidados com o acessório. Quanto mais você usar os óculos de sol, mais rápido eles vão atingir seu limite e “vencer”.

Como escolher os óculos de sol certos?

Para se proteger dos efeitos nocivos do sol, é necessário que os óculos de sol possuam filtro UV em suas lentes. Para garantir que os óculos realmente sejam eficientes, você deve adquiri-los em lojas e óticas de confiança. O uso de óculos de sol falsificados e de procedência duvidosa é prejudicial à saúde, uma vez que eles podem até mesmo aumentar a agressão dos raios solares. Se você está procurando por um óculos de sol feminino, lembre-se de tomar o devido cuidado e comprar o acessório em lugares confiáveis.

Cuidados que você deve ter com os óculos de sol

Cuidar dos óculos de sol também é fundamental para prolongar a vida útil deles. Afinal, os óculos em mau estado e com lentes arranhadas apresentam uma proteção deficiente contra os raios UV. Para garantir que seus óculos fiquem em bom estado, é importante guardá-los sempre em um porta-óculos apropriado – nada de deixar os óculos jogados na bolsa ou pela casa. Além disso, você deve ter muito cuidado na hora de fazer a limpeza dos óculos e das lentes.

Divulgação