Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
O que são os hotéis boutique e quais são seus diferenciais?

O que são os hotéis boutique e quais são seus diferenciais?

segunda, 14 de junho de 2021
Categoria

Novo modelo de hotel tem ganhado destaque no mercado hoteleiro

Viajar para um lugar paradisíaco nas férias é definitivamente uma das coisas mais relaxantes para descansar do estresse do dia a dia, não é? Para uma viagem dos sonhos, se hospedar em um hotel que traga conforto e seja referência também faz toda a diferença, principalmente para que você evite dores de cabeça e possíveis problemas com a hospedagem. Como cada hotel se diferencia por públicos-alvos, tamanhos e localização, é muito importante que você escolha um que seja tudo o que você precisa e que também caiba no seu bolso. Um novo tipo de hotel que tem ganhado destaque no mercado é o hotel boutique, que está, inclusive, sendo cotado no sistema de categorias do SBClass (Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem).

O hotel boutique tem um design diferenciado, normalmente especial para atender a um estilo de decoração que tenha a ver com o espaço e com a localização do estabelecimento. Os serviços que um hotel boutique oferece também são pensados exclusivamente no público-alvo que a empresa deseja atingir. Desde o perfil dos funcionários do negócio até as noites gastronômicas especiais, esse tipo de hotel chama muito a atenção dos chamados jovens adultos, que são pessoas que variam entre 20 e 30 anos de idade.

Quanto ao tamanho do hotel boutique, geralmente, trata-se de um estabelecimento com poucos quartos bem decorados em casarões históricos ou prédios mais antigos. Uma infraestrutura equipada com todas as tecnologias, a fim de proporcionar conforto e facilidades aos hóspedes, também é essencial, bem como objetos, quadros e móveis que esbanjam luxo e sofisticação, dando um tom de autenticidade ao local. O design é totalmente intimista e os espaços reservados para eventos, ainda assim, são voltados para poucas pessoas. Inclusive, não é esperado que o hotel boutique receba tantos hóspedes, pois a ideia é que, com menos hóspedes, atende-se ainda melhor os clientes, de maneira praticamente personalizada.

Previamente à chegada do hóspede, o hotel faz um perfilamento dele para preparar tudo exatamente da maneira solicitada e oferecer comidas do gosto do cliente, programação de música e academias com profissionais formados na faculdade de educação física, além de massagens e passeios alternativos, para fazer o cliente se sentir ainda melhor do que em casa.

O termo “hotel boutique”, criado por Steve Rubell quando inaugurou o Morgans, em Nova York, hoje já está empregado praticamente no mundo inteiro. Alguns dos principais hotéis do nicho são o Tintswalo Lodges, na África do Sul, o Lindrum Hotel, em Melbourne, e, em Washington, o The Darcy Hotel. No Brasil, há alguns hotéis boutique em Búzios, São Paulo e Jericoacoara – a tendência, porém, é que essa presença no Brasil cresça ainda mais nos próximos anos.

Divulgação