Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
O Modelo de Gestão do Barcelona

O Modelo de Gestão do Barcelona

quarta, 16 de janeiro de 2013
Categoria: noticia

Há alguns anos, a grande
referência de futebol-arte é o clube espanhol Barcelona, que ainda consegue a
façanha de ser um dos mais vencedores times do mundo nas últimas duas décadas.
Mas qual é o segredo do seu sucesso? No tocante à gestão, uma clara estratégia
e a capacidade de executá-la, mesmo quando derrotas ocasionais poderiam ter
desfocado o olhar de seus dirigentes.

Também não se pode negar o fato
de que o Barcelona deixou de ser apenas um time de futebol ao estabelecer uma
forte identificação com a comunidade catalã e os anseios políticos de quem
apoia o movimento separatista. Como bem lembrou o tenor espanhol José Carreras
na festa de cem anos do clube, comemorados em 1999: “Ser torcedor do Barça
vai além do puramente esportivo. É o sentimento de raízes, de valores e de uma
identidade de país: a Catalunha”.

Tive acesso ao mapa estratégico
do clube quando o visitei em 2008 e naquela oportunidade pude compreender que
as diretrizes advindas do staff realmente servem de fundamento para os êxitos
dentro de campo. Uma delas afirma: “Temos por objetivo posicionar o clube
mundialmente como sinônimo de paixão”. Por conseguinte, a filosofia do clube se
baseia em contar com um time competitivo e que ainda encante a torcida. Não
basta ganhar, é preciso dar espetáculo.

O resultado de tal orientação
estratégica é provado pelos números. Hoje em dia é o clube com maior torcida no
continente europeu (58 milhões de aficionados) e possui nada menos que 170 mil
sócios pagantes que financiam sua escalada global, mesmo com a Espanha
mergulhada numa crise econômica jamais imaginada. Isto sem falar na marca, que
vale algo em torno de R$ 1,7 bi.