Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
“O Corcunda de Notre Dame” é a obra indicada pela Cultura nesta semana

“O Corcunda de Notre Dame” é a obra indicada pela Cultura nesta semana

segunda, 11 de maio de 2020
Categoria

Clássico da literatura mundial, publicado por Victor Hugo em 1831, é uma das sugestões da Diretoria de Bibliotecas da SMC

Foto: Ilustrativa

Para estimular o hábito da leitura, principalmente enquanto houver o isolamento social, a Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) divulga sugestões de obras literárias. As postagens podem ser acessadas na página do Facebook das Bibliotecas Públicas de Londrina, e os livros são divididos em indicações para adultos, adolescentes e crianças.

Foto: Reprodução

Para a diretora de Bibliotecas da SMC, Leda Maria Araújo, as indicações de leitura feitas na fanpage são um caminho para que as bibliotecas continuem exercendo seu papel, que é democratizar o acesso ao livro, à literatura e à leitura. “E independente do suporte em que esteja inserido, físico ou virtual. Procuramos alternativas para que isso ocorra, e essa foi uma das possibilidades encontradas”, comentou.

Leda explicou que, nas bibliotecas públicas de Londrina, são atendidas pessoas de todas as idades. “Temos um público infantil, juvenil e adulto, e temos que continuar oferecendo o acesso a eles. Não há uma periodicidade fixa para as postagens, porque continuamos com a rotina administrativa da Diretoria, mas sempre que possível vamos divulgar as sugestões. O meio digital já era algo forte, mas esse é o momento de repensarmos as bibliotecas daqui para frente, em como oferecer nosso serviço para a população, e com isso superarmos esse momento fortalecidos”, afirmou.

Nesta segunda-feira (4), o convite é para leitura da aclamada obra O Corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo, que já recebeu diversas releituras em formatos diferentes, como filmes, animações, peças teatrais e outros. Publicado em 1831, o romance conta a história de Quasímodo, homem responsável pelo badalar dos sinos da famosa catedral, em Paris. Apaixonado pela cigana Esmeralda, Quasímodo enfrenta ao longo da trama muitas dificuldades, que incluem seu anonimato e rejeição por conta das deformidades, causadas principalmente pelo arcebispo Claudde Frollo, para garantir a proteção da amada.

Com Paris sendo uma personagem do romance, O Corcunda de Notre Dame exalta a capital francesa, com descrições das obras arquitetônicas e das várias camadas da sociedade, apontando especialmente as injustiças vivenciadas pelos mais pobres no período medieval.

Quem quiser conhecer a história na íntegra, ou até mesmo reler, pode baixar uma versão digital do livro, disponibilizado gratuitamente pelo site Le Livros. A versão pode ser arquivada e acessada no computador, tablet ou celular, em formato PDF, e também no leitor de livros digitais. No mesmo portal, são encontradas várias outras obras literárias de domínio público.

Foto: Ilustrativa

Infantil – Para os pequenos, a última sugestão de leitura feita pela Diretoria de Bibliotecas da SMC é o livro Orelhas de Borboleta, de André Neves. Abordando temas como autoestima e aceitação, a história ensina para crianças e adultos lições que valem para a vida toda.

Fonte: N.Com