Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Núcleo Ás de Paus apresenta o espetáculo  ?A Pereira da Tia Miséria?

Núcleo Ás de Paus apresenta o espetáculo ?A Pereira da Tia Miséria?

terça, 22 de fevereiro de 2011
Categoria: noticia

Após quatro anos de experiência, o Núcleo ?Ás de Paus? criou seu primeiro espetáculo: ?A Pereira da Tia Miséria?. O grupo utiliza recursos de prolongamento do corpo, como pernas de pau, muletas, bastões e tecidos, além de trabalhar o contato com a musicalidade cênica, canto e manipulação de bonecos.

?A Pereira da Tia Miséria? foi contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura-PROMIC, que patrocinou a montagem e circulação do mesmo na cidade de Londrina durante o ano de 2010. O espetáculo foi apresentado em festivais e locais de Londrinata. O espetáculo viajou ao Rio de Janeiro a convite do grupo Cia. Brasileira de Mysterios e Novidades para participar da Procissão de Todos os Santos Pela Paz.

O ?Ás de Paus? optou usar para esta montagem a linguagem popular, que dialoga diretamente com o foco de sua pesquisa. Além da perna de pau, utiliza-se também de outros recursos, como música, manipulação de bonecos e texto em rima. Tem a rua como espaço cênico com o objetivo de proporcionar maior compreensão sobre temas de relevância universal, como, por exemplo, a fome, a miséria e a importância da morte.

Apesar de serem assuntos considerados fortes, são abordados em linguagem poética e filosófica, levando o público à reflexão. O espetáculo ?A Pereira da Tia Miséria? é inspirado no conto homônimo de tradição popular espanhola, traduzido para o português por Yara Camillo no livro ?Contos populares espanhóis?. 

O espetáculo

A Fome personificou-se em uma criança, nascida da Miséria, que todas as pessoas temem. Separou-se de sua mãe e, desde então, percorre o mundo, trazendo o sofrimento a todos.

O ser humano, naturalmente, conhece a Fome, porém é sempre preferível saciá-la e não imaginar o que pode acontecer se ela chegar a seu ponto extremo. A Morte, tão temida por todos, é naturalmente a melhor saída para um mundo em que novas possibilidades não param de nascer.

Tia Miséria, no dia em que deveria morrer, engana a Morte, que acaba ficando presa em sua árvore e, em um acordo feito diante do olhar de todos, Tia Miséria decide viver, ingenuamente procurando pelo seu filho.

Mais detalhes:

?A Pereira da Tia Miséria? Apresentações em Londrina: Dia 25 de fevereiro, na praça do CECA (UEL), às 11h30 Dia 26 de março, na Mostra de Teatro e Circo de Londrina, no Zerão, às 17h Dias 10 e 16 de abril, na programação do FILO na EXPO Londrina 2011, às 17h Apresentação em Curitiba: FRINGE, Festival de Curitiba nos dias 02 e 03 de abril