Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

No Profissionais 2010

segunda, 02 de agosto de 2010
Categoria: noticia

A curitibana Cleuza Bittencourt Ribas Fornasier não nasceu aqui por uma decisão de sua mãe. “Meus pais moravam em Londrina, mas a família da minha mãe era de Curitiba, e ela me teve lá para que eu nascesse perto dos meus avós maternos”, conta.

Apesar disso, toda a infância de Cleuza foi em Londrina, onde cursou todo o Ensino Fundamental. “Fui fazer meu ginásio em Curitiba porque meus pais se mudaram para lá”, relembra.

Formada em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica de Curitiba, Cleuza sempre teve uma paixão imensa por artes em geral e pelo design em especial. “Vim para cá no carnaval e me convidaram para dar aula na UEL, no departamento de Artes. Adorei dar aulas, e por isso saí da Secretária de Finanças, onde eu trabalhava como programadora visual”, conta.

No início, ela era professora temporária, mas depois de passar no concurso para docente da universidade, foi efetivada. Já são 28 anos como docente da UEL e com uma bagagem que abrange tanto o curso de Artes como o de Design e a Moda.

Paralelamente à docência, Cleuza já teve por três anos uma indústria de confecção de babeiros, além de continuar estudando. Especializou-se em Design de Interiores, em Moda e Design de Moda (CDI-Montevideo/Uruguai), foi para a Itália fazer um curso de três meses e deu aulas lá também. É casada com Jorge Henrique e tem dois filhos, Fernando Henrique e Stéfanie.

Cleuza está no rol dos profissionais que têm suas histórias contadas no livro que a jornalista Elisiê Peixoto e a Editora Mondo lançam no próximo sábado, dia 30, às 21 horas, no Centro de Eventos de Londrina. Foto topclickeventos.