Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
No compasso do passado No compasso do passado

No compasso do passado

Tuesday, 05 de November de 2013
Categoria:

Ballezinho de Londrina estreia “FlashBack”, espetáculo que retrata os movimentos e as influências culturais das últimas décadas

A Segunda Grande Guerra foi um marco histórico que não trouxe ao mundo só consequências geopolíticas, mas também definiu o início de profundas transformações no campo do comportamento e das artes. O Ballezinho de Londrina, em seu novo espetáculo, mergulha nas influências culturais vividas pelo mundo após o evento bélico e propõe uma viagem pelos gestos e expressões que caracterizaram a sociedade desde a década de 50. “FlashBack” estreia nesta quarta-feira (6) e segue em cartaz nos dias 7, 8 e 9 de novembro, às 20 horas, no Circo Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380). A entrada é gratuita.

Uma imagem da explosão da bomba atômica de Hiroshima (1945), retrato da Guerra, abre o espetáculo. “O boom da vitória dos Estados Unidos provocou mudanças significativas na cultura, como o surgimento do rock e suas repercussões”, explica o diretor Wagner Rosa.  é o ponto de partida para um trabalho quase arqueológico de resgate dos movimentos e ritmos em constante diálogo com os fatos históricos.

De acordo com o diretor, as tendências de cada época estão identificadas nos corpos dos jovens pelos hábitos de se vestir, de interagir e de dançar. Os 15 bailarinos do elenco transitam por quadros década a década: os “anos dourados” de 1950; a utopia de um mundo ideal em contraste com a Guerra do Vietnã nos 60; a explosão da era da comunicação com a popularização da TV nos anos 70; a linguagem dos videoclipes nos 80; o advento do computador pessoal e da internet na década de 90.

“Chegamos à época atual com um novo padrão de cultura, mas marcados pela somatória de todo esse passado”, afirma Rosa. No quadro dos anos 2000, o espetáculo tem participação especial do bailarino e professor Sassá Santana, referência no street danceem Londrina.

Segundo o diretor, o processo de montagem, que durou cerca de um ano, exigiu grande pesquisa por parte do elenco. “Procuramos ser fiéis ao estilo da dança de cada época – estudamos registros em vídeo e tentamos reproduzir a movimentação. O trabalho criativo foi mais no sentido de organizar o desenho coreográfico”, pontua.

Na passagem das décadas, “FlashBack” intercala imagens que auxiliam na identificação dos contextos históricos. Os vídeos e fotos, trabalhados com grafismos por Patrícia Ramos, são projetados em dois telões e em biombos manuseados pelos bailarinos. Dentre as projeções, momentos emblemáticos como a chegada do homem à lua, o ataque terrorista às Torres Gêmeas e o recente caso de espionagem internacional pelos EUA. Os figurinos, assinados por Rafael Magalhães, trazem os cortes e tendências de cada época.

A estreia de “FlashBack” está dentro da programação comemorativa de 15 anos do Ballezinho de Londrina. Ao longo de 2013, além da preparação deste espetáculo, a companhia jovem da Funcart cumpriu temporadas com remontagens de peças antigas de seu repertório. A programação 2013 do Ballezinho conta com o patrocínio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura.

Mais detalhes:

Ballezinho de Londrina apresenta: ?FlashBack? Quando: dias 6, 7, 8 e 9 de novembro (de quarta a sábado), às 20 horas Onde: Circo Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380) Ingresso: Entrada gratuita Informações: (43) 3342-2362