Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Natal com personalidade: Gabi Aude ensina como fugir do óbvio na decoração

Natal com personalidade: Gabi Aude ensina como fugir do óbvio na decoração

quarta, 21 de novembro de 2018
Categoria: noticia

A arquiteta e youtuber sugere novas paletas de cores, ideias de iluminação e alternativas à árvore para diferenciar no decór natalino

A decoração da casa é uma das mais queridas tradições natalinas, tendo até dia para ser montada: dia 30 de Novembro. Nessa data, famílias tiram das caixas as árvores, bolas de natalinas, capas de almofadas e diversos ornamentos para colorir o lar e dar boas-vindas às festividades. Porém, às vezes, a tradição pode – e deve – ser mudada!

A arquiteta Gabi Aude, apresentadora do canal no YouTube Decorando Com Gabi Aude, adora as diversas maneiras engenhosas com as quais é possível transformar o décor da casa durante o Natal – principalmente as que fogem do óbvio, repletas da personalidade do morador. Por isso, decidiu compartilhar algumas de suas dicas para inovar e entrar no clima festivo com força total.

1-Aposte em uma paleta de cores nova

Natal com personalidade: Gabi Aude ensina como fugir do óbvio na decoração

Foto Nick Collins – Pexels.com

“Verde e vermelho representam a tradição natalina e são lindos assim! Porém, podemos criar paletas de cores criativas e tão belas quanto com outros tons”, recomenda Gabi. A substituição de cores é uma maneira simples de inovar na decoração, sem sair demais da zona de conforto e da tradição natalina. Uma das combinações favoritas da arquiteta é azul e branco. Eles refletem sofisticação, mantendo a característica lúdica da época. Os tons lembram neve, paz e tranquilidade, sendo uma combinação em ambientes mais contemporâneos e sofisticados.

“Os tons metálicos também nunca saem de moda”, aconselha. Prata e dourado são opções atemporais para aproveitar em vários natais em família, iluminando a casa e convivendo bem com o estilo decorativo já existente.

2-Crie enfeites com as crianças

A essência do Natal é a comunhão familiar. Criar os próprios enfeites, principalmente quando há crianças na casa, é uma maneira divertida de unir a todos em torno da comemoração. “Os enfeites feitos em casa são ótimos para personalizar ainda mais o décor. Eles deixam a casa com o estilo e desejo dos moradores”, explica Gabi. A imaginação não impõe limites! É possível produzir com pouco, usando papel, tesoura e barbante para, por exemplo, recortar estrelas e flocos de neve que podem ser penduradas pela casa, ou então guirlandas dos mais diversos materiais para as portas e janelas.

3-Decore também a área externa

Fachadas decoradas dão boas-vindas às festividades e também aos convidados. Mais comum na América do Norte, é um hábito divertido à ser importado para as casas e apartamentos brasileiros. Para quem tem dúvidas do que fazer, os pisca-piscas são coringa: podem ser usados pendurados na sacada, por exemplo, ou em janelas.

É nos jardins que eles brilham de maneira diferente, com a possibilidade de envolverem troncos de árvores e outras plantas. “Quem tem uma sacada pequena com um gradil pode pendurar luzinhas na varanda e brincar com uma iluminação criativa e interessante. No jardim, a família pode se juntar para decorar árvores e arbustos, com laços nas plantas que dão um toque bacana”, aconselha Gabi. O espaço externo também pode receber lanternas de chão cheias de bolas de Natal, guirlandas e o que mais a inspiração deixar!

Natal com personalidade: Gabi Aude ensina como fugir do óbvio na decoração

Foto Pixabay – Pexels.com

4-Tire a árvore do chão

Em alguns momentos, vale se desprender do conceito tradicional de árvore no chão, principalmente se a casa é pequena. O pinheiro pode aparecer em cima de uma mesa lateral ou em uma versão em miniatura na estante de casa. Para valorizar o clima natalino, a pedida é usar e abusar dos pisca-piscas, por exemplo. No lugar da árvore, também é possível fazer um centro de mesa despojado com guirlandas, pinhas, pau de canela e cerejas falsas, bem vermelhas.

5-Decore até o teto

Sem exageros, até o teto pode receber decoração! Se há um lustre bonito em casa, é possível adorná-lo com guirlandas, um grande coringa do décor natalino, e laços dos mais diversos tipos.

As estrelas e flocos de neve feitos com as crianças podem ser usados para criar móbiles e pendurá-los no canto da sala. Ornamentos de vidro também podem ser usados para criar esse tipo de adorno pendente.

Sobre Gabi Aude

Com o lema “arquitetura e decoração acessível para todos”, a arquiteta Gabi Aude produz conteúdo focado no universo do faça-você-mesmo. Seu objetivo é dar dicas práticas e incentivar seus mais de 18 mil inscritos no canal a trazerem a própria identidade às suas casas, construindo seus móveis, pintando paredes e fazendo peças de decoração. Expert em DIY e projetos funcionais, a profissional passou também a colaborar em participações especiais com o programa É de Casa, durante as manhãs de sábado da TV Globo.

Fonte: Divulgação