Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Musical faz reverência à musa da Bossa Nova, Nara Leão, nesta terça no Festival de Música

Musical faz reverência à musa da Bossa Nova, Nara Leão, nesta terça no Festival de Música

terça, 12 de julho de 2011
Categoria: noticia

A trajetória da musa da Bossa Nova, Nara Leão, cantada em um musical delicado e elegante como a própria cantora.  É o que o espetáculo ?Nara?, estrelado pela atriz Fernanda Couto, irá contar nesta terça-feira, dia 12, às 20h30, no Teatro Ouro Verde.  A montagem integra a programação do 31º Festival de Música de Londrina.

?Nara? desvenda através das canções as várias facetas da cantora, da mulher, do seu envolvimento político e seu posicionamento artístico.  

A atriz Fernanda Couto, que além de interpretar Nara Leão e as canções por ela imortalizadas, também divide a dramaturgia do espetáculo com Márcio Araújo, diretor da montagem. A direção musical é do compositor, preparador vocal e pianista Pedro Paulo Bogossian, que por este trabalho recebeu indicação aos prêmios Shell e APCA e ganhou o Prêmio Contigo pela mesma montagem.

Fernanda conta que ?Nara? surgiu em um momento de sua carreira em que ela buscava se expressar por meio da Música Popular Brasileira (MPB), principalmente da Bossa Nova. ?Então eu descobri a Nara Leão, e comecei a pesquisar tudo sobre ela. E a sua vida e a postura dela diante da vida me encantaram?, comenta.  Foi quando ela decidiu procurar o diretor Márcio Araújo para ajudá-la a escreve o musical e a dirigi-la.

Para Fernanda, apesar de ser um musical, o espetáculo vai na contramão das montagens do gênero que são vistas na Broadway e importadas para o Brasil. ?Se a Nara era uma antiestrela, o espetáculo é um antimusical. Optamos pelo simples, sem perder a sofisticação e a delicadeza tão características da Bossa Nova e de Nara Leão?, afirma.

No palco, a atriz está acompanhada pelos músicos-atores-cantores Guilherme Terra, Rodrigo Sanches e William Guedes. Na montagem, textos sobre Nara Leão e depoimentos concedidos por ela à imprensa costuram, de forma sutil e delicada, o caminho que ela percorreu na história da música popular brasileira. 

O foco do musical está na sua vida profissional e nas canções que interpretou: escolhas certeiras que refletiram na história da música brasileira. Em cena estão os principais acontecimentos da vida da cantora como a peça Opinião, o período da repressão e o auto-exílio até ganhar o mundo com a sua força e doçura.

O enredo de ?Nara? relembra cerca de 20 canções inesquecíveis, imortalizadas pela musa: Diz Que Fui Por Aí (Zé Kéti e H. Rocha), Opinião (Zé Kéti), Se É Tarde Me Perdoa (R. Bôscoli e C. Lyra), Insensatez (Jobim & Vinícius), A Banda (C. Buarque), Com Açúcar, Com Afeto (C. Buarque), João e Maria (C. Buarque e Sivuca) e outras. ?É um espetáculo em que o público canta junto?, comenta Fernanda.

O musical ?Nara? foi contemplado o Prêmio Contigo de Melhor Musical Nacional em 2010 e obteve quatro outras indicações: Prêmio Shell (Melhor Música), Prêmio APCA (Melhor Atriz e Direção Musical) e Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro (Projeto Sonoro).

A atriz

A atriz Fernanda Couto, nasceu em Santa Catarina, e se formou atriz em 1984 pela Escola de Arte Dramática da USP. Na televisão, seu último trabalho foi na minissérie Som e Fúria (Rede Globo), de Fernando Meirelles. No cinema, atuou nos filmes de Marcelo Galvão, Bellini e o Demônio e Quarta B, premiado como melhor longa metragem de ficção brasileira na 29ª Mostra Internacional de Cinema de SP (2005). 

No universo da música erudita participou de diversas vesperais líricas do Theatro Municipal de SP ao lado dos sopranos Graziela Sanches e Heloísa Junqueira e do baixo Carlos Eduardo Marcos, entre outros. Além de atuar como atriz e narradora nos recitais, assinou a direção cênica da ópera La Serva Padrona e da cantata cênica L?Enfant Prodigue.

Veja a programação completa: 31º Festival de Música de Londrina 

Fonte: Assessoria FML

Mais detalhes:

Espetáculo: Evento Sercomtel ? Espetáculo Nara Local: Teatro Ouro Verde ? Rua Maranhão, 85 Dia: 12/07/2010 ? terça-feira Horário: 20h30 Ingressos: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia) Compras nas bilheterias do Teatro Ouro Verde, das 11h às 20h diariamente