Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Música na Biblioteca traz workshop com Jairo Chaves e Natanael Fonseca Música na Biblioteca traz workshop com Jairo Chaves e Natanael Fonseca

Música na Biblioteca traz workshop com Jairo Chaves e Natanael Fonseca

Thursday, 21 de October de 2021

Músicos são violinistas da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” e fundadores do Duo Jacarandá; iniciativa acontecerá amanhã (22)

Divulgação

Nesta sexta-feira (22), a partir das 18h30, o projeto Música na Biblioteca trará para o público um workshop com Jairo Chaves e Natanael Fonseca, violistas da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” e fundadores do Duo Jacarandá. Os músicos vão relatar os seus conhecimentos sobre o processo de performance e técnicas de estudo num conjunto de música de câmara. A transmissão será ao vivo, no canal das Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina no YouTube.

O projeto Música na Biblioteca é realizado por meio de uma parceria entre as Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina e a Mostra de Música de Câmara, que conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e organização da Artis Colegium.

A coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão, da Secretaria Municipal de Cultura, Tatiane Batista dos Santos, disse que o formato virtual do evento permite alcançar um público diversificado. Segundo ela, a iniciativa é importante para continuar formando plateias e para levar eventos de qualidade, entretenimento e lazer para quem está em casa, por conta da pandemia.

O grupo Solistas de Londrina, sob a direção do Spalla Evgueni Ratchev, contabiliza mais de 450 concertos realizados desde a sua fundação, participações em festivais de música, circuitos nacionais e estaduais, seis álbuns (Cds) gravados e vários prêmios nacionais recebidos durante estes anos. Eles atuam no cenário nacional erudito e desenvolvem projetos com objetivo de executar esse estilo de música e, ao mesmo tempo, participar de um movimento que descentraliza o acesso à cultura para formar novos públicos.

Jairo Chaves – Jairo Chaves está radicado em Londrina desde 1995 e é vencedor de diversos Prêmios Nacionais e Internacionais. Ele atua como solista à frente de várias orquestras brasileiras e europeias, foi o primeiro violista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel), em 1995, e da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina”, onde está desde a fundação, em 1998. Ele também é convidado para gravações, recitais solo e participações em Orquestras, além de ser professor em Festivais de Música pelo Brasil. 

Natanael Fonseca – Mestre em violão erudito pela Universidade de Aveiro, em Portugal, é violista da Osuel desde 1991 e da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, com a qual participou da gravação de seus cinco discos. Apresentou-se em recitais de violão em Portugal e Espanha e como solista nos concertos para violão e orquestra de Mário Castelnuovo Tedesco, Heitor Villa-Lobos e Anton Garcia Abril com a orquestra Sinfônica da UEL e dos concertos de A. Vivaldi e J. L. Krebs com a Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina”.

Fonte: N.Com