Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Museu de Arte de Londrina participa da 13ª Primavera de Museus

Museu de Arte de Londrina participa da 13ª Primavera de Museus

terça, 24 de setembro de 2019

O Museu de Arte de Londrina participa da 13ª Primavera de Museus, evento anual organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com o objetivo reunir instituições de todo o país no desenvolvimento de ações norteadas por um mesmo tema. Este ano a iniciativa acontece de 23 e 29 de setembro, com o tema “Museus por dentro. Por dentro dos Museus”.

Nesta edição, a intenção é explorar os aspectos do cotidiano museológico aplicado aos diversos métodos legais, éticos, técnicos e científicos, aos quais as coleções/museus são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição, para interação e fruição pelas pessoas ou grupos sociais.

Segundo a diretora de Ação Cultural, Maria Luisa Fontenelle, o Museu de Arte de Londrina, que atualmente se encontra em obras, realizará, em parceria com museus da região, atividades que visam o compartilhamento de experiências museológicas. “Essas atividades vão promover a capacitação do corpo técnico e o troca de informações sobre a dinâmica de atuação entre as instituições participantes”, contou.

Programação:

– 23/09 das 9h às 17h
Visitação: visita técnica aos Museus de Rolândia (Museu Municipal de Rolândia, Museu Agrícola da Colonização Japonesa, Museu do Café – Fazenda Bimini, Museu da Imigração Alemã, Museu de Peças Sacras e Museu de Cera – Igreja Matriz São José) com equipes da Casa de Memória Me. Leônia Milito, Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, Museu de Arte de Londrina, Museus do Café, Histórico e de Artes de Ibiporã e Museu Histórico de Cambé.
Observação: Atividade destinada aos corpos técnicos das instituições citadas.

– 26/09 das 14h às 18h
Encontro: Olhar os museus por dentro. Conhecer para pertencer – Encontro de Museus e espaços de memória das cidades de Londrina, Cambé, Ibiporã e Rolândia.
Local: Sala Multimídia do Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss

– 26/09 das 19h às 22h
Palestra: Museu Paulista da USP: as especificidades e desafios de um Museu
Universitário. Trajetória do M.P. missão como Museu Universitário e desafios.
Local: Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss.
Realização: Museu de Arte de Londrina e Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss.
Evento aberto ao público geral.
Link para inscrição com Certificado: http://escoladegoverno.londrina.pr.gov.br/login/index.php