Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Museu Histórico recebe 2º Abraço pela Paz e Festa das Nações Lusófonas

Museu Histórico recebe 2º Abraço pela Paz e Festa das Nações Lusófonas

sexta, 18 de agosto de 2017

Visitantes poderão conhecer mais sobre a cultura de países de língua portuguesa; a entrada é gratuita

Museu Histórico recebe 2º Abraço pela Paz e Festa das Nações Lusófonas - LondrinaTur

No próximo domingo (20), das 10h às 16h, a população poderá desfrutar de uma atividade diferente. Isso porque o Museu Histórico de Londrina será palco do 2º Abraço pela Paz e da 2ª Festa das Nações Lusófonas. A entrada é aberta ao público e o museu fica na Rua Benjamin Constant, 900, Centro.

De acordo com a organizadora da festa, Leozita Baggio Vieira, no local serão montados estandes de 10 países que falam o idioma português. Estarão presentes representantes do Brasil, de Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Angola, Moçambique, Timor-Leste e Macau.

Os visitantes poderão conhecer mais sobre a cultura de cada nação, seus ritos, costumes, vestimentas, pratos típicos e tradições. A intenção é incentivar pessoas a conhecerem mais sobre esses países por meio de uma congregação de valores humanos baseados no respeito ao próximo e a promoção da cultura da paz.

Para colocar em prática esses anseios, no local, o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) está organizado o 2º Abraço pela Paz. Ele acontecerá às 11h e contará com a participação de todos os visitantes e organizadores da ação. Além de visitar os estandes e participar do abraço pela paz, os cidadãos poderão desfrutar de food trucks que estarão comercializando alimentos no local, visitar a exposição de painéis, fotos, vestimentas e adereços desses países que estarão expostos no museu e também assistir a apresentações de grupos de dança e de música. Entre os quitutes culturais que estarão à venda, terão os tradicionais Pastéis de Belém, pasta de amendoim e pão típico. 

Leozita  espera  que a população participe junto com a família, que vá conhecer mais a cultura da língua portuguesa e que haja uma congregação entre as nações. “Durante a organização do evento, percebemos que em Londrina há muitas pessoas vindas desses países e para comemorarmos isso, mesmo que chova, o evento irá acontecer, apenas mudaremos para dentro do Museu Histórico”, explicou.

A festa é uma organização do Elos Clube de Londrina e Orion em parceria com o Compaz, Londrina Pazeando, Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio do Museu Histórico, e diversas entidades como a Prefeitura de Londrina, Lions Internacional, Rotary Club Nordeste, Rotary Club Londrina, NEAB, Rota do Café, Afro, entre outras.

Fonte: N.Com