Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Museu Histórico de Londrina recebe Exposição ?Povos Indígenas no Norte do Paraná? Museu Histórico de Londrina recebe Exposição ?Povos Indígenas no Norte do Paraná?

Museu Histórico de Londrina recebe Exposição ?Povos Indígenas no Norte do Paraná?

Thursday, 25 de April de 2013
Categoria:

Será realizada no domingo (28/04), a partir das 9h30, no Museu Histórico de Londrina, a abertura da exposição ?Povos Indígenas no Norte do Paraná?, com a presença da comunidade indígena de São Jerônimo da Serra e do Apucaraninha que farão apresentação de dança e música. A exposição remete à lembrança da riqueza das culturas Kaingang, Guarani e Xetá. Embora haja indícios arqueológicos da presença de seus ancestrais há milhares de anos, a exposição toma como marco inicial o século XVI, a chegada dos europeus e o início do contato e das trocas culturais na região.

No contexto da exposição os visitantes poderão compreender a trajetória dos diferentes grupos indígenas, que significa reconhecer como fundamental o respeito a diferentes tradições e perceber que a herança cultural indígena é essencial para a rica diversidade brasileira. Compreender as culturas e os direitos indígenas é voltar os olhos para dentro de nós mesmos, é manter viva a nossa identidade pluriétnica. Implica também, compreender a invenção do norte do Paraná como uma construção histórica.

A exposição, que ocupa a Sala de Mostra Temporária do Museu, será composta por registros de pesquisadores e viajantes desde o século XIX; objetos de valor arqueológico; animais da mitologia Kaingang; o céu noturno segundo os índios Guarani. Os povos indígenas explicam e interpretam o universo observando os céus e os ciclos naturais da Terra produzindo uma teoria da ?ordem do mundo, do movimento no mundo, no espaço e no tempo, no qual a humanidade é apenas um dos muitos personagens em cena? (Silva, 1995). A exposição trará ainda, desenhos infantis expressando uma visão de mundo e consciência de si, que retratam as experiências vivenciadas pelas crianças que iniciam seu processo de inserção na cultura comunitária. Os problemas enfrentados pelos povos indígenas com relação à ocupação territorial também estarão  representados  através de fotos e documentos não só de estudiosos mas também, pelos  próprios índios,  que vem multiplicando seus próprios registros na luta por direitos de território e defesa da cultura.

Mais detalhes:

Museu Histórico de Londrina Endereço: Rua Benjamin Constant, 900 Fone: (43) 3323-0082 e 3324-4641 A Mostra é aberta ao público em geral