Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
# Museu Histórico de Londrina comemora aniversário com abertura da Exposição ?Pioneirismo em Retrato? # Museu Histórico de Londrina comemora aniversário com abertura da Exposição ?Pioneirismo em Retrato?

# Museu Histórico de Londrina comemora aniversário com abertura da Exposição ?Pioneirismo em Retrato?

Wednesday, 17 de September de 2014
Categoria:

Mostra homenageia pioneiros que chegaram e nasceram em Londrina até 1939 com fotos de Wilson Vieira

Acontece no dia 18 de setembro, quinta-feira, às 19h30, dia do aniversário de 44 anos do Museu Histórico de Londrina, a abertura da Exposição fotográfica “Pioneirismo em Retrato” do fotógrafo Wilson Vieira. A exposição é composta por fotos e depoimentos dos pioneiros que chegaram e nasceram em Londrina até 1939.

Segundo Wilson, por londrina ser uma cidade nova, existem muitos pioneiros que chegaram à cidade na década de 30 e que ainda guardam na memória o cheiro da poeira da terra vermelha e a imagem dos primeiros pés de cafés que foram plantados nos arredores do que seria, no futuro, uma cidade. Eles vieram para o Norte do Paraná, atraídos pela terra fértil, ideal para o cultivo do ouro verde, que trouxe imigrantes e colonizadores de várias etnias como ingleses, japoneses, alemães, espanhóis, italianos e muitos outros para esta Região.


Foto: Wilson Vieira

A Exposição pelo Fotógrafo

De acordo com Wilson Vieira, a exposição, composta por cerca de 40 fotografias, além de vídeos que trazem 30 depoimentos dos desbravadores do norte do Paraná, não privilegiou os representantes das famílias tradicionais de Londrina. Pelo contrário, a mostra tem como objetivo homenagear aqueles que contribuíram com a construção da história e da memória da cidade.

Fazem parte do projeto os primeiros trabalhadores, como o primeiro topógrafo da prefeitura, que iniciou as obras de calçamento e que participou da execução do projeto da antiga rodoviária, com linhas modernistas, afirma o fotógrafo. O critério de escolha, segundo Wilson, é a data de chegada à cidade. Esse critério foi adotado primeiramente pelo Museu Histórico de Londrina para a concepção do Memorial do Pioneiro que fica na Praça da Concha Acústica.

O projeto Pioneirismo em Retrato continua em 2015 e contempla ainda um livro de fotografia e um documentário, que apresenta a versão da história de Londrina contada por aqueles que ajudaram a construí-la. A mostra é itinerante e continuará em cartaz em estabelecimentos como a Construtora Irmãos Thá, o Shopping Boulevard, a Prefeitura de Londrina e o Banco do Brasil. Quando for finalizada, as gravações serão cedidas para o Museu.

O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900 – Centro (antiga Estação Ferroviária). Mais informações pelos telefones (43) 3323-0082 e 3324-4641. A exposição estará aberta ao público a partir do dia 19, sexta-feira, e permanecerá por 30 dias e poderá ser visitada nos horários de abertura ao público do Museu. Contato com Wilson Vieira (43) 8813- 2011 e Giovana – 9135-3040.

Divulgação

Mais detalhes:

Saiba mais sobre o Museu Histórico de Londrina!