Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Museu Histórico de Londrina: 42 anos de atividades voltadas à comunidade londrinense Museu Histórico de Londrina: 42 anos de atividades voltadas à comunidade londrinense

Museu Histórico de Londrina: 42 anos de atividades voltadas à comunidade londrinense

Friday, 14 de September de 2012

O Museu Histórico de Londrina “Pe. Carlos Weiss” completa  no dia 18 de setembro,  42 anos de criação. O início de suas atividades foi em 1970, nos porões do Colégio Hugo Simas.  Em 1974 passou a ser Órgão Suplementar da Universidade Estadual de  Londrina. Para melhor adequação do acervo, em 1984, 10 anos depois, foi assinado convênio de Cooperação Cultural entre a Prefeitura de   Londrina e a Universidade Estadual de Londrina para ocupação do prédio da antiga  Estação Ferroviária. O Município entregou o prédio devidamente restaurado.

O Museu passou a ocupar uma área de 2.670 m² de construção, localizado em uma área de 11.973m². Em 1987 o Museu já estava funcionando na antiga  Estação Ferroviária. Visando uma melhor adequação de seus acervos e definição de  objetivos, em 1997, iniciou o processo de revitalização com a ajuda de  profissionais especializados, juntamente com voluntários de diversas  áreas,  através da Associação dos Amigos do Museu – ASAM, empresas londrinenses e  a  sociedade em geral.

Em dezembro de 2000, o Museu Histórico foi reaberto ao público com espaços adequados para exposições e para preservação de seus acervos. Atualmente o Museu funciona com os seguintes espaços: Galeria Histórica, Galeria de Mostra Temporária, Setor de Biblioteca e Documentação, Setor de Imagem e Som, Setor de Museologia, Laboratório Fotográfico, Setor de Divulgação, Secretaria e Diretoria.

Além das visitas diárias ao museu que somam em torno de 30.000 visitantes ao ano, o Museu é também um prestador de serviços. Desenvolve atividades culturais e educativas mensalmente com apresentações artísticas, oficinas e visitas monitoradas através de vários projetos  voltados à Comunidade. Como Museu universitário desenvolve ações com a  presença de estagiários da área de História, profissionais  da Mídia, Acadêmicos e Professores de cursos superiores e alunos dos  ensinos Fundamental, Médio e Superior para pesquisas.

O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900 – Centro (antiga Estação Ferroviária). Horário de funcionamento: terça a sexta-feira das 9h às 11h30 e das 14h30 ás 17h30. Sábados e domingos das 9h ás 11h30 e das 13h30 ás 17h. Mais informações pelos telefones (43) 3323-0082 e 3324-4641

Fonte: Assessoria Museu Histórico