Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Município instala painéis digitais e iluminação especial em faixas de pedestres Município instala painéis digitais e iluminação especial em faixas de pedestres

Município instala painéis digitais e iluminação especial em faixas de pedestres

Wednesday, 16 de October de 2019

A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), estreia a partir desta quarta-feira (16) uma nova modalidade de sinalização viária na cidade. São painéis digitais, a serem instalados sobre faixas de pedestres em avenidas de grande movimentação, que exibem mensagens eletrônicas com luzes de LED. Os últimos testes de funcionamento dos primeiros aparelhos foram realizados nesta terça-feira (15).

Foto: CMTU

Os equipamentos – de 1,20 metros de comprimento – têm como objetivo trazer mais segurança durante a travessia e auxiliar na orientação dos condutores. O local escolhido para receber a novidade em primeira mão é a avenida Inglaterra, na região sul, na altura da praça Maria Thereza Vieira, onde ocorre a Feira da Lua. Amanhã, agentes de trânsito estarão orientando as pessoas  sobre a correta utilização do painel de LED.

Além de reunir grande número de pessoas para o evento gastronômico realizado às quintas-feiras, a área atrai muitas crianças em busca de diversão. Em agosto o espaço foi revitalizado pelo mutirão de serviços “Cuidando da Cidade” e ganhou parque infantil com tanque de areia.

Ao todo, num primeiro momento, 16 pontos contarão com os painéis. Adquiridos por licitação, os dispositivos serão implantados em travessias não semaforizadas, acompanhados de refletores para aumentar a luminosidade sobre as faixas.

A iluminação especial será ativada a partir das 18h, enquanto os LEDs funcionarão 24 horas por dia. Acionados por botoeiras, os equipamentos exibirão mensagens indicando a presença de pedestres na pista. Nos demais momentos, mostrarão frases educativas.

Além de apresentar conteúdos previamente programados focados em conscientização para o trânsito, futuramente os painéis vão possibilitar a incorporação de alertas em tempo real. A ideia é que eles exibam mensagens dinâmicas, diretas e atualizadas sobre o tráfego, possibilitando, por exemplo, que o motorista mude de trajeto quando necessário.Para o diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, a novidade é mais um passo que o município dá em direção à modernização do sistema viário. “Em setembro, tivemos a substituição dos uniformes dos agentes de trânsito para adequação ao padrão nacional. Agora, vêm os painéis de LED. Somadas aos investimentos em asfalto, duplicações e alargamentos de vias, essas soluções tecnológicas contribuem para a mobilidade urbana e a segurança de pedestres, ciclistas e condutores”, avaliou.

Fonte: Prefeitura de Londrina