Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Movimento Oásis Londrina e Casa de Cultura da UEL trazem à cidade o longa “Quem se importa”

Movimento Oásis Londrina e Casa de Cultura da UEL trazem à cidade o longa “Quem se importa”

quinta, 31 de maio de 2012
Categoria: noticia

O filme será exibido de sexta-feira, dia 1º de junho a sete de junho. O evento de lançamento começará às 20 horas e terá a ilustre presença de Mara Mourão, a diretora e produtora do filme.

Movimento Oásis Londrina – Idealizador

Sob a bandeira ?Juntos, transformar o mundo!?, o Movimento Oásis ganha força na cidade de Londrina. Formado desde 2009, quando jovens, em sua maioria universitários, se juntaram para ajudar na recuperação de cidades do Vale do Itajaí, logo após as grandes enchentes ocorridas em SC, de lá pra cá o grupo já aplicou a metodologia junto à comunidade do Jardim Felicidade, zona norte de Londrina, além de outras participações em eventos nacionais e internacionais sobre a temática do empreendedorismo social.

O Jogo Oásis é uma tecnologia social de mobilização cidadã de domínio livre, desenvolvida e disponibilizada pelo Instituto Elos, da cidade de Santos (SP). A intenção dessa atividade é impulsionar o crescimento do que é belo, ou seja, promove e estimula construções de equipamentos comunitários, como praças, hortas, bibliotecas e também, a restauração de ambientes físicos degradados tanto os naturais quanto os urbanos.

Propósito

Disseminar e consolidar na sociedade uma cultura de cuidado cotidiano com o outro e com os ambientes e gerar, assim, uma consciência na sociedade civil, capaz de comover e inspirar governos, empresas e grandes organismos a unirem agendas e esforços na eliminação dos impactos socioambientais.

Casa de Cultura da UEL – Promotora

A Casa de Cultura da UEL, criada em 1971, é responsável pela realização de importantes eventos culturais nas áreas de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Cinema e Vídeo com abrangência na cidade de Londrina e região. Seu principal objetivo é estimular a formação, produção e circulação artística e cultural, além de apoiar a produção regional e também nacional e internacional.

Mara Mourão – Diretora do Filme

Mara Mourão é diretora, roteirista e produtora de filmes de longa-metragem e documentários e também, diretora de filmes comerciais e programas de TV. Dirigiu três longas-metragens, 22 episódios de uma série de TV, além de inúmeros comerciais para o mercado publicitário, entre outros.

O FILME ? QUEM SE IMPORTA

O documentário é um ?Filme/Movimento? cuja tese é a de que ?todo mundo pode mudar o mundo?. Para mostrar o que já vem sendo feito, o longa traz dezoito entrevistados de sete países, incluindo o Brasil.

O filme é um movimento que inspira pessoas para que possam ser agentes transformadores. O objetivo é encarar a vida de uma forma diferente, não é focar  nos grandes problemas do mundo, vendo-os como obstáculos, e sim iniciar ações. Desse modo, o espectador entra em contato com histórias de pessoas competentes e ativas que implantaram soluções incríveis para mudar a realidade de suas comunidades. Algumas são tão impactantes que se tornaram políticas públicas.

Alguns dos mais importantes líderes sociais do planeta foram entrevistados, dentre eles o prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, e o fundador da Ashoka, Bill Drayton, principal organização do Terceiro Setor. Pessoas brilhantes com ideias inovadoras, que apontam novos caminhos e um olhar ético nos vários campos em que
atuam.

O filme conta com a narração de Rodrigo Santoro e mistura animação com cenas rodadas em várias partes do mundo, numa edição comovente.

O mês escolhido para o lançamento foi abril e depois dos grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte a cidade que trouxe o filme/movimento foi Londrina. A idealização é do Movimento Oásis Londrina e, a promoção, da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina, as ideias concatenaram-se pelo fato de ambos acreditarem no empreendedorismo social como agente modificador de determinadas realidades sociais.

TRAILER:

[video:<iframe width=”560″ height=”315″ src=”http://www.youtube.com/embed/mETyX_WigCE” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>]


PROGRAMAÇÃO

 
16h às 17h
? Espaço destinado à entrevista coletiva e diálogo com a mídia local na sede
administrativa da Casa de Cultura da UEL;

20h

? Lançamento oficial do filme ?Quem se importa? em Londrina, com a presença da
diretora Mara Mourão, no Cine Com-Tour/UEL;

20h30
? Exibição do Filme Quem se importa;

22h
? Bate-papo com a participação de Mara Mourão e mediação da diretora da Casa de
Cultura Magali Kleber;
 
22h30
? Encerramento do evento