Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Autódromo Ayrton Senna recebe 1ª Etapa do Campeonato Londrinense de Motovelocidade

Autódromo Ayrton Senna recebe 1ª Etapa do Campeonato Londrinense de Motovelocidade

quarta, 13 de março de 2024

Serão cinco etapas ao longo do ano, a primeira iniciando a partir desta sexta (15); há diferentes categorias em disputa e a entrada é apenas 1kg de alimento

Nos dias 15, 16 e 17 de março, será realizada na cidade a 1ª Etapa do Campeonato Londrinense de Motovelocidade, movimentando o Autódromo Internacional Ayrton Senna (avenida Henrique Mansano, 777, Jardim dos Alpes). Com apoio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), o evento terá atividades de treinos livres e classificatórios, sexta (15) e sábado (16), respectivamente, encerrando com as corridas oficiais no domingo (17). Para prestigiar o evento, a organização pede que o público leve 1kg de alimento na entrada, sendo que as doações serão destinadas à Igreja Cristã Casa de Leão.

A sexta-feira (15) será dedicada aos treinos livres, sem a formação de grid de largadas, enquanto no sábado (16) ocorrem as classificatórias. As atividades serão das 8h às 17h30, em ambos os dias.

Já as corridas ocorrerão no domingo (17), das 9h às 13h, divididas em quatro categorias: Categoria escola 600 cilindradas e 1000 cilindradas, para iniciantes, com 6 voltas; Categoria 600 cilindradas, nas divisões Light e Pro, com 12 voltas; Categoria 1000 cilindradas, nas divisões Light, Pro e Master, com 12 voltas; Categoria 300 cilindradas e 400 cilindradas, nas divisões Light, Pro e Master, com 12 voltas. Sobem no pódio e recebem troféu os cinco primeiros de cada divisão. Ao fim da corrida, o autódromo é aberto para proprietários de motos esportivas treinarem.

Sendo realizado há 8 anos, o campeonato recebia até o ano passado o nome de Copa Lupinetti. Sua realizadora, Patrícia Lupinetti, está há 12 anos no rumo automobilístico, contando ser a maior formadora de pilotos que competem no Campeonato Brasileiro e Superbike. “Além disso, esse campeonato ajuda a movimentar a economia da cidade de forma direta e indireta, com consumo de combustível, em hotelaria, restaurantes e empregos durante o evento”, comentou.

Estarão presentes na competição pilotos de Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, São Paulo, cidades catarinenses e do interior paulista, com nomes conhecidos do Campeonato Brasileiro e Superbike, como Felipinho #30, Rafael Rizada #8, Luís Bertoli #33, Juracy Black #56 e Equipe PSBK na Categoria 1000 cilindradas, Bereta #380 na Categoria 600 cilindradas Pro, e o jovem piloto Gustavo Martinez #76 na Categoria 400 cilindradas. “O hotel Slaviero é nosso parceiro e hospeda os pilotos de fora”, contou a realizadora.

Após a 1ª Etapa, a competição continua ao longo do ano, sempre no Autódromo Internacional Ayrton Senna. De 21 a 23 de junho ocorre a 2ª Etapa, enquanto a 3ª será de 2 a 4 de agosto; a 4ª de 11 a 13 de outubro, e a 5ª e última de 6 a 8 de dezembro.

“É um evento tradicional da motovelocidade e que movimenta o turismo esportivo aqui em Londrina. O objetivo é fazer com que tenhamos cada vez mais eventos e que possamos aperfeiçoar o esporte na nossa cidade”, comentou o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido. De acordo com informações disponibilizadas pela FEL, cerca de 60 eventos devem ser realizados no Autódromo Internacional Ayrton Senna ao longo deste ano.

Fonte: N.Com