Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Mostra de Música de Câmara chega a 7º edição

Mostra de Música de Câmara chega a 7º edição

quinta, 28 de abril de 2016
Categoria

Orquestra Solistas de Londrina abre temporada de concertos do ano

 A Mostra de Música de Câmara 2016 chega à sua 7ª edição brindando o público com vários concertos da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, considerado um dos grupos camerísticos mais conceituados do país. A abertura será neste domingo (01 de maio) a partir das 20h na Paróquia Sagrados Corações (Rua Mato Grosso, 1167), logo após a missa.

No programa serão apresentadas obras de Vivaldi (Concerto Nº1 em Mi maior, op. 8, RV 269; “La primavera” –  Concerto Nº3 em Fá Maior,  op. 8, RV 293; “L’autunno”), Muffat (Suite para Orquestra de Cordas), Bach (ária na 4ª Corda para Orquestra) Tchaikovsky (Serenata para Cordas), Villa-Lobos (Prelúdio das Bachianas Brasileiras, Nº4), Krieger (Concertino Barroco para Orquestra de Cordas) e Guerra-Peixe (Mourão para Cordas).

Com o tema “Do Erudito ao Popular”, a Mostra apresenta uma série de oito concertos durante todo o ano, com o objetivo de agregar conhecimento e valorização da cultura musical brasileira e universal. “O projeto surgiu com a pretensão de tornar-se uma MOSTRA de música de câmara permanente na nossa cidade juntando todas as ações que a Orquestra desenvolve desde a sua criação: Projetos como Música no Teatro, os Música nas Igrejas e os inúmeros Concertos Didáticos, apresentados não somente na cidade de Londrina, mas também em vários municípios paranaenses. Com a realização das edições anteriores, entendemos que formato de uma “mostra” conseguiria representar significativamente a realidade multicultural em que vivemos”, explica o maestro e spalla Evgueni Ratchev.

A programação conta com oito apresentações e três masterclasses realizados no Teatro Crystal, Paróquia Sagrados Corações, Auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias, Igreja São Judas, Igreja Peniel ( Cinco Conjuntos), Auditório do Colégio Estadual Marcelino Champagnat e Instituto Estadual de Londrina. Os concertos nas escolas serão abertos ao público em geral.

Mostra nas escolas

A mostra nas escolas pretende aproximar estudantes com o universo musical. A presença de uma orquestra na escola pode despertar mudanças no comportamento dos estudantes, sensibilizar e formar novos públicos para arte musical, favorecendo a educação ainda capacitando educadores para atuarem como multiplicadores da utilização da música como ferramenta pedagógica nas escolas.

Os concertos serão abertos não somente para os alunos, mas também para o público em geral. A realização destes eventos contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas com vistas à formação de plateia.

“Vale ainda ressaltar que a opção de desenvolvimento de um projeto musical camerístico, visa o incentivo de novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, pois as apresentações acontecem em caráter intimista, essencialmente acústico que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes”, ressalta Ratchev.

Solistas convidados

O programa da Mostra vai trazer ciclos de grandes clássicos, como os Concertos Grossos de Corelli, peças da época do romantismo, concertos temáticos, e ainda destaque para a música contemporânea brasileira.

Renomados artistas convidados também estarão presentes na Mostra de Música de Câmara. Este ano entre os convidados está o violoncelista Antonio Lauro del Claro e a cantora lírica Adriane Queiroz, radicada na Alemanha que faz a sua estreia em Londrina em agosto.

Em novembro o gaiteiro e acordeonista regionalista Renato Borghetti também marca sua passagem pela mostra. “Esta experiência já é uma característica da orquestra de câmara que, em 2015 se apresentou ao lado do Toninho Ferragutti , José Staneck e alguns anos atrás , produziu o  show inesquecível com Yamandu Costa. A música brasileira, rica e diversificada quanto a estilos, gêneros, ritmos e formas, precisa ser ouvida e conhecida em seu contexto, bem como os seus compositores. Por isso nesta temporada a orquestra abre significativo lugar em sua programação”, infoma Evgueni Ratchev.

Outra novidade para a temporada de 2016 é apresentação de dois espetáculos, denominados BRASIL, ATRAVéS DA MúSICA. Serão apresentados programas com obras de compositores brasileiros desde o século XIX até os dias atuais, incluindo compositores paranaenses. Ainda a orquestra pretende que estas obras, sejam registradas em um novo CD.

A Mostra de Música de Câmara é organizada pela Artis Colégium e tem o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), John Deere/ Horizon e Unimed. Conta com o apoio da Rádio UEL FM, CBN, Hotel Crystal, Londrina Convention, e Livraria da Silvia.

Fonte: Divulgação

Mais detalhes:

Serviço: Mostra de Música de Câmara 2016 Concerto Música nas Igrejas Dia: domingo (01 de maio) Horário: 20h (após a missa) Local: Paróquia Sagrados Corações (Rua Mato Grosso, 1167) Entrada Franca