Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Mostra de Música de Câmara celebra aniversário de Londrina com música

Mostra de Música de Câmara celebra aniversário de Londrina com música

quinta, 08 de dezembro de 2022
Categoria

A programação da 12ª Mostra de Música de Câmara celebra os 88 anos de Londrina, com apresentações já realizadas em diferentes locais como distritos e no teatro. Neste fim de semana, as apresentações serão em igrejas da cidade. Toda a programação é gratuita e conta com o patrocínio do Promic.

No dia do aniversário de Londrina, dia 10 (sábado), a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina se apresenta às 19h30 no Santuário Nossa Senhora Aparecida (R. Grajaú, 257 – Vila Nova). Com direção artística de Evgueni Ratchev, serão apresentadas obras de Albinoni, Bach, Mozart e clássicos natalinos. Neste dia, o violonista Natanael Fonseca será o solista, interpretando uma obra de Vivaldi.

Dia 11

No dia 11 (domingo), também às 19h30, quem recebe a Orquestra é a comunidade da Paróquia São José Marello (Rua Arcindo Sardo, 676). No programa, obras de Albinoni, Bach, Mozart e Clássicos Natalinos. Para este concerto, solista convidado será o violonista Jairo Chaves, que interpreta a obra de Telemann.

Natanael Fonseca e Jairo Chaves, além de solistas convidados, são integrantes da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina desde a sua fundação.

A 12ª Mostra de Música de Câmara tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC). Apoios: Unimed Londrina, Espaço Villa Rica, Grupo Folha de Londrina, UEL FM, CBN Londrina, PIB Londrina e Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina. Organização: Artis Colegium Associação Cultural. Coordenação geral: Irina Ratcheva.

Sobre a Mostra

A 12ª edição da Mostra de Música de Câmara traz o tema “Diálogos: música, história e educação”, com a participação de renomados artistas da atualidade; ações educativas e concertos especiais que vão circular pela cidade através dos tradicionais concertos nas igrejas e concertos didáticos com Orquestra de Câmara Solistas de Londrina. A Mostra vai ocupar diversos espaços como o Teatro Villa Rica, igrejas, Auditório PIB, Escolas Municipais e Biblioteca Pública. Nesta edição, a Mostra também vai resgatar obras inéditas do repertório da música Barroca à Contemporânea, além de composições nacionais. Contará ainda com vivências e atividades formativas para distintos públicos, com um programa especial para o universo infantil no “Concerto para Crianças” e apresentações para a comunidade dos distritos e alunos do Instituto União para a Vitória, além de palestras, workshops e master classes com artistas convidados.

Natanael Fonseca
Natanael Fonseca tem a sua trajetória musical dividida entre o violão erudito e a viola de arco. É mestre em violão erudito pela Universidade de Aveiro (Portugal), fez licenciatura e especialização em música pela Universidade Estadual de Londrina. Violista da OSUEL desde 1991 e da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina desde a sua fundação, participando da gravação de seus cinco discos além de diversas turnês. Apresentou-se em recitais de violão em Portugal e Espanha, e como solista nos concertos para violão e orquestra de Mário Castelnuovo Tedesco, Heitor Villa-Lobos e Anton Garcia Abril com a Orquestra Sinfônica da UEL e dos concertos de A. Vivaldi e J. L. Krebs com a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina. Com o Duo Jacarandá (Viola e Violão), participou de tournée pelo Paraná, concurso de choro em Botucatu (SP) e Festival Internacional de Música de Belém do Pará.

Jairo Chaves
Vencedor de diversos Prêmios Nacionais e Internacionais, atuou como solista à frente de várias orquestras brasileiras e europeias. Realizou recitais na Europa e Estados Unidos. Em 2001 lançou seu primeiro CD com obras de Hindemith, Piazzolla e Guerra-Peixe. Recentemente gravou a obra “Brasiliana” de Edino Krieger para viola e orquestra de cordas no CD “Retratos Brasileiros” da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina – CD este finalista na categoria melhor álbum erudito do 24º Prêmio de Música Brasileira (junho de 2013). Entre os anos de 2003 e 2004, a convite do Primeiro Violista da Filarmônica de Berlim (Alemanha), Wilfried Strehle, foi membro da Academia da Filarmônica de Berlim, período em que integrou o naipe de violas da Filarmônica em inúmeros concertos sob a regência de consagrados maestros tais como: Sir Simon Rattle, Bernard Haitink, Daniel Barenboim, Pierre Boulez, entre outros. Em 2012 participou dos festejos dos 40 anos da Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim, sob a regência do maestro Sir Simon Rattle. Atua como Primeiro Violista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina desde 1995 e da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” desde sua fundação em 1998, além de ser convidado para gravações, recitais solo, participações em Orquestras e professor em Festivais de Música pelo Brasil.