Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Mostra de Cultura e Arte traz trabalhos de coletivos em feiras e exposições

Mostra de Cultura e Arte traz trabalhos de coletivos em feiras e exposições

quarta, 08 de novembro de 2023
Categoria

Com o objetivo de adentrar o terreno das discussões sociais, a Mostra de Cultura e Arte da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência 2023, o Eixo 5 do evento, apresenta ao público iniciativas de cunho cultural e artístico, entre 7 e 9 de novembro.

Os participantes do maior evento científico do Estado podem conhecer mais do trabalho realizado pelos diversos coletivos. Neste período, das 8h às 19h, mais de 11 projetos estão em exposição, como a 38º Mostra Afro Brasileira Palmares, o Café Intercultural e a Feira de Economia Criativa “Arte por toda parte”.

Com o tema “Polêmico 13 de maio”, o organizador do evento, Vagner Nogueira, revela que cerca de 50% de seu acerto é composto de quadros inéditos de artistas negros locais. Segundo ele, a proposta é realizar, além da exibição, uma palestra acerca do tratamento destoante direcionado à população negra em datas festivas. A roda de conversa está marcada para às 18h do dia 10 de novembro, no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UEL. Toda a comunidade está convidada para o evento, que não requer inscrição prévia.

Nas paredes do Neab, estão obras de pintores como Elifas Andreato, reconhecido nacionalmente por produzir capas de disco para Chico Buarque de Holanda, Elis Regina, Paulinho da Viola e de outros cantores. Suas cores vivas e formas caricatas provocam o espectador a desfrutar uma experiência sensorial única, por meio da junção entre música e arte.

Já nos corredores do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), a Feira de Economia Criativa “Arte por toda parte” destaca talentos locais, através de bancas com produtos de origem orgânica e artesanal. Teresa Mendes, uma das empreendedoras do evento, orgulhosamente afirma que seu trabalho todo em macramé representa uma de suas principais fontes de renda. Ela observa ainda, de forma positiva, a visibilidade que o Paraná Faz Ciência agrega para seu ofício.

A promoção da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência 2023 é da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Agência Araucária, Secretaria Estadual de Modernização, Transformação e Inovação (SEI) e Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Fonte: O Perobal