.jpg)
Bazar Solidário de Natal vai ajudar entidades de Londrina
O Instituto Atsushi e Kimiko Yoshii, junto com as construtoras A. Yoshii e Yticon, promove...
A arte a partir dos resíduos. A mostra Reciclando com Arte encerra a edição 2010 do Circuito A. Yoshii de Artes Visuais. Este ano o evento realizou exposições de artistas como Paulo Menten, Dolores Branco, Mariana Benutti e Patrícia Lopes Canesin, além de atividades como culinária infantil, tarde de brincadeiras e um desfile de roupas infantis.
A exposição Reciclando com Arte traz os trabalhos de Ana Andrade, Renata Marques, Projeto Criando Arte e de alunos do curso de Design da Unopar. A mostra segue até o dia 13 de dezembro no Show Room da A. Yoshii (Av. Madre Leônia Milito, 1800).
Segundo a coordenadora do Instituto A. Yoshii Adriana Santos, a cultura do reaproveitamento dos materiais que seriam descartados já começa a fazer parte do dia a dia das pessoas. ?Nessa exposição reunimos artistas que realizam um trabalho muito interessante de transformar o que seria descartado em arte?, explica.
Projeto Criando Arte
O Projeto Criando Arte já mostrou seus trabalhos em outras edições e neste ano, apresentará dezesseis mandalas feitas do reaproveitamento de resíduo de obras e de miudezas domésticas.
O Criando Arte é um dos programas de responsabilidade sócio ambiental da construtora A. Yoshii que atua na valorização da mulher, capacitação profissional, geração de renda e sustentabilidade. As atividades são abertas a toda a comunidade com atuação focada na arte da reciclagem e na filosofia do reaproveitamento, com matéria-prima proveniente da construção civil e do uso doméstico.
A artista plástica Ana Andrade coordenou a produção das mandalas e participará com telas feitas com materiais reciclados em técnica mista.
Design de Interiores
A mostra abre espaço para o trabalho da designer de interiores Renata Marques, que trabalha com garrafas pet. Ela foi seduzida pela possibilidade de transformação do que iria para o lixo em peças de decoração. ?Sempre gostei de reciclagem e me encanta ver o resultado impactante que as peças produzem ao final?, conta ela. A apresentação de suas peças contam com iluminação especial em luz negra que dão um impacto diferenciado.
A produção dos alunos do curso de Tecnologia em Design de Interiores da UNOPAR também estará presente, com o trabalho de releitura e intervenções criativas em cadeiras antigas. Esta exposição é o resultado de uma proposta pedagógica interdisciplinar, realizada no primeiro semestre de cada turma.
A ideia é promover por meio do processo criativo, de técnicas e materiais menos agressivos ao meio ambiente, o aumento o ciclo de vida das cadeiras, que em muitos casos estavam abandonadas ou foram descartadas, aplicando assim as premissas da sustentabilidade.
Fonte: Doc Londrina