Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Missões disseminam boas práticas do varejo para empresários do PR

Missões disseminam boas práticas do varejo para empresários do PR

terça, 12 de julho de 2011
Categoria

Curitiba, São Paulo e Nova York. Esses são os destinos das três missões técnicas empresariais programadas pelo Sebrae/PR e pelo Sistema Fecomércio/PR para acontecer no segundo semestre de 2011. As missões, duas nacionais e uma internacional, fazem parte do Programa VarejoMAIS – Mais Vendas, Mais Competitividade e são voltadas para empresários de micro e pequenas empresas do setor varejista do Paraná. A programação das visitas permite que os participantes conheçam inovações e experiências de sucesso.

O coordenador estadual do Setor de Varejo, Bens e Serviços do Sebrae/PR, Osmar Dalquano Junior, explica que a escolha por Curitiba deve-se ao fato de a capital paranaense possuir um ambiente e condições favoráveis ao empreendedorismo e abrigar bons exemplos de empresas que são referências no varejo. ?A missão a Curitiba (de 28 a 31 de agosto) funciona com dois propósitos: trazer empresários de outras localidades para que conheçam lojas-referência no varejo e reconhecer as boas iniciativas que temos no Estado?, explica.

São Paulo, segundo o coordenador estadual, não poderia ficar fora do roteiro articulado pelo Sebrae/PR e Fecomércio/PR porque é a maior capital da América do Sul e tem uma participação expressiva no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, mais de 12% do total. ?Por concentrar condições favoráveis, São Paulo recebe, antes que qualquer outra cidade, toda e qualquer iniciativa inovadora. Os empresários do Paraná precisam conhecer (de 23 a 26 de outubro) as iniciativas que nascem na capital paulista?, observa Dalquano Junior.

Este é o terceiro ano que as entidades promovem missão técnica internacional do comércio e esta será a primeira vez que um grupo de empresários do Paraná irá visitar Nova York, nos Estados Unidos, de 17 a 24 de setembro. A metrópole é um dos mais importantes centros de negócios internacionais, dita tendências e é referência mundial em varejo. Nas edições anteriores, o destino da missão foi Orlando e Miami, ambas nos Estados Unidos.

Conhecimento de novos produtos, mercados, tecnologias e processos, avaliação do potencial de seus produtos e serviços e a descoberta de novas oportunidades para as empresas são alguns resultados obtidos pelos que optam por participar de uma missão técnica.

Durante as missões, os empresários paranaenses visitam organizações acompanhados de consultores do Sebrae/PR e da Fecomércio/PR. Ao final de cada dia de visita, é realizado um workshop no qual as informações são assimiladas e transformadas em ações pontuais que gerem benefícios para a gestão das empresas.

Datas

A Missão Técnica do Varejo, com destino a Curitiba, acontece de 28 a 31 de agosto. A Missão para São Paulo será realizada de 23 a 26 de outubro e a Missão para Nova York ocorre entre os dias 17 a 24 de setembro. Para registrar o funcionamento de cada missão técnica empresarial, o Sebrae/PR mantém blogues nos quais são postadas informações e impressões sobre cada empreendimento visitado. Confira os endereços:

Missão Curitiba – http://portal.pr.sebrae.com.br/blogs/blog/missaocuritiba
Missão São Paulo – http://www.sebraepr.com.br/blogs/blog/missaosaopaulo
Missão Internacional – http://portal.pr.sebrae.com.br/blogs/blog/missaointernacional

Vagas limitadas

Ainda há vagas para as missões técnicas do Sebrae/PR e Fecomércio/PR. Para a missão internacional, o Sebrae/PR e a Fecomércio/PR orientam que os empresários interessados em participar estejam em dia com o passaporte e com o visto do governo dos Estados Unidos. O empresário interessado deve ficar atento às datas das viagens.

Para inscrições e informações sobre os valores referentes a cada uma das missões, os empresários podem ligar para o telefone (41) 30287-8075 ou acessar o endereço www.sebraepr.com.br/varejo.

Fonte: Assessoria Sebrae/PR