Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Mês do ex-combatente: curiosidades sobre o Exército brasileiro

Mês do ex-combatente: curiosidades sobre o Exército brasileiro

terça, 25 de maio de 2021
Categoria

Maio marca o mês do ex-combatente, e relembramos aqui vários fatos pouco conhecidos das Forças Armadas brasileiras

Crédito: iStock

No dia 2 de maio, celebramos o Dia do Ex-Combatente, uma data que visa homenagear todos os soldados que já passaram pelo Exército brasileiro, independentemente da patente. Como o Brasil é um país que não costuma se envolver em conflitos externos, as Forças Armadas atuam mais na segurança interna, garantindo a lei, a ordem e os poderes constitucionais.

Por este motivo, boa parte dos fatos que citaremos a seguir é desconhecida para a maioria das pessoas. Confira algumas curiosidades sobre o Exército brasileiro.

O maior da América Latina

Apesar de o exército da Colômbia ainda ser considerado o maior da América Latina, o Brasil já superou seu vizinho em todos os aspectos. Atualmente, o Exército brasileiro conta com 334 mil soldados ativos, enquanto o da Colômbia fica por volta dos 300 mil. Além disso, as Forças Armadas brasileiras ocupam o décimo lugar no ranking de poder militar mundial, ficando entre os melhores do mundo.

O Exército brasileiro também é o único da América Latina a contar com uma grande unidade de elite, o Comando de Operações Especiais, especializado em missões não convencionais. Não menos importante, também foi o primeiro exército do continente a permitir que mulheres sigam carreiras militares, no começo dos anos 1980.

Poder bélico e renome internacional

O Exército brasileiro pode não ser o mais temido por contar com bombas atômicas e armas nucleares em seu arsenal, mas também possui muitas virtudes reconhecidas no mundo inteiro. A principal delas são as unidades de selvas, consideradas as melhores unidades de combate neste tipo de ambiente do mundo.

As Forças Armadas treinam soldados para desafios em diversos biomas tipicamente brasileiros, como selvas (com foco na floresta Amazônica), pantanais, caatingas e montanhas. O treinamento é rigoroso, onde muitos soldados iniciantes começam treinando com uma espingarda de chumbinho e precisam progredir muito para chegar a este nível e terem uma chance de ingressar nas unidades de elite.

Outro fato interessante é que o Exército brasileiro possui a maior frota de veículos blindados de toda a América Latina.

Sistema educacional

O Exército brasileiro possui um dos sistemas educacionais mais estruturados do Brasil, incluindo Centros de Formação e Educação voltados para ensino fundamental e médio e até instituições de ensino superior. Uma das principais delas é o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), uma das instituições universitárias mais conceituadas do país e referência em cursos de engenharia.

Divulgação