Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Melhorias na Vila Nova para a Festa da Padroeira

Melhorias na Vila Nova para a Festa da Padroeira

sexta, 11 de outubro de 2019

Católicos de todo o país comemoram no sábado (12) o Dia de Nossa Senhora Aparecida. No município, o santuário que leva o mesmo nome da santa, localizado na Vila Nova, região central da cidade, espera reunir mais de 30 mil fiéis para as festividades em homenagem à padroeira do Brasil. E para oferecer infraestrutura de qualidade aos devotos e moradores do bairro, a Prefeitura de Londrina, por meio de vários órgãos e secretarias da administração, promoveu uma série de melhorias na região que vai abrigar a festa.

A Sercomtel Iluminação promoveu a instalação de 37 luminárias LED – mais eficientes e econômicas – na área onde fica o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Herbert de Souza e a Biblioteca Municipal Ramal Vila Nova, além da praça vizinha ao Santuário Nossa Senhora Aparecida. Já a Secretaria do Ambiente executou podas de árvores no local para melhorar as condições de segurança e luminosidade.

Foto: CMTU

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou a manutenção completa do espaço. A ação incluiu a retirada de lixo, capina e roçagem do mato, pintura de mobiliários, meios-fios e substituição de lixeiras danificadas. Para as crianças, houve a implantação de parquinho com balanço, gangorra, escorregador e gira-gira.

Foto: CMTU

A atuação da CMTU contemplou também a execução das sinalizações vertical e horizontal nas vias do entorno, assim como nas ruas Grajaú e Taquari e na travessa Iguaçu – todas recapeadas pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP).

Além disso, no sábado, para garantir a segurança dos fiéis que forem acompanhar as celebrações, a CMTU fará a interdição de várias pistas no entorno do templo. O bloqueio terá início ainda de madrugada e seguirá até à noite.

Neste período, agentes farão a orientação do trânsito e a recomendação é que os condutores – devido à expectativa de grande público – redobrem a atenção. Outra dica é evitar os pontos impedidos, que poderão ser acessados somente por devotos e moradores. São eles:

  • Rua Grajaú, entre Purus e Tietê
  • Rua Iguaçu, entre Mem de Sá e Tietê
  • Rua Taquari, entre Grajaú e Guaporé
  • Travessa Iguaçu, entre Grajaú e rua Iguaçu
  • Rua Purus, entre Grajaú e Capiberibe

Para os que optarem pelo transporte público para chegar ao local, a CMTU disponibilizará ônibus extras na linha 410 – Vila Nova. O reforço vai ocorrer durante todo o dia e os coletivos serão liberados conforme a demanda.

A programação da 22ª Festa da Padroeira inclui missas às 5h, 6h15, 7h30, 9h, 10h30, 13h30, 15h, 16h30 e 18h; benção dos carros e consagração das crianças às 12h; terço dos homens às 12h30; procissão luminosa às 19h e coroação de Nossa Senhora Aparecida às 20h.

Fonte: Prefeitura de Londrina